Tecnologia de acordo com o senso comum

Como a Tecnologia é entendida de acordo com o Senso Comum

Vivemos hoje numa sociedade caracterizada pela diversidade de significados, idéias, conceitos, palavras, atitudes, objetos, dentre outrasmanifestações da vida humana. Esta mesma sociedade vem sendo chamada de "tecnológica", o que significa que se está cada vez mais rodeada de artefatos, objetos, bens e símbolos que remetem àtecnologia. Entretanto, o que é tecnologia? O termo é polissêmico na medida em que lhe são dados vários significados, dependendo do olhar lançado sobre este fenômeno.
O filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto(2005) destaca quatro sentidos mais usuais do conceito de ‘tecnologia’, fazendo-nos refletir a complexidade do tema. O primeiro e mais geral é seu sentido etimológico: ‘tecnologia’ como o ‘logos’ outratado da técnica. Estariam englobados, nesta acepção, a teoria, a ciência e a discussão da técnica. O segundo sentido de ‘tecnologia’ é tomado, no senso comum e no linguajar corrente, como sinônimode técnica ou de know-how. O terceiro sentido, que também aparece freqüente, relaciona-se ao ‘conjunto de técnicas de que dispõe uma sociedade’. Refere-se mais especificamente ao grau dedesenvolvimento das forças produtivas de uma determinada sociedade. Por fim, um quarto sentido, ligado a este último, que é o de ‘tecnologia’ como ‘ideologia da técnica’. Enfatizaremos, nesta pesquisa, o conceitode tecnologia como sinônimo de técnica, de acordo com o senso comum.
Da etimologia grega téchne, o termo "técnica" significa primeiramente: arte, habilidade, destreza ou ofício, ou seja, um métodoespecífico para desempenhar alguma atividade artística. É freqüente no senso comum a definição da tecnologia relacionada estritamente a máquinas, no sentido genérico, tais como: equipamentos,ferramentas, aeronaves, satélites, instrumentos fabris e computadores. No senso comum, por exemplo, a tecnologia é vista como a expressão material de um processo que se manifesta através de instrumentos,...
tracking img