Homem como ser pluridimencional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Explique porque é que vocês não são um ser social mas são pluridimencionais.

Na minha opinião, e ao contrário da afirmação, penso que o homem é um ser social, porque se integra e interage nasociedade, com vários grupos de pessoas.

O Ser Humano é reconhecido como um animal social. “Uma pessoa que não consegue lidar com a vida ou que se considera totalmente auto-suficiente, ou seja, que nãotoma parte da sociedade, é um bicho ou um deus”1. O que quer dizer que nós somos, pela nossa diferente natureza, “rebanho de animais dirigidos por uma irreconhecível e persuasiva predisposiçãobiológica de associar-se a outros membros de nossa espécie”1.

Estudos argumentam que esse “instinto de rebanho” leva a nos reunirmos em grupos. Aliás, nestes estudos é mesmo colocado em questão que seja adureza da vida no campo que faz as pessoas emigrarem para as cidades, defendendo que a alta densidade populacional nas cidades, o vasto rebanho humano, é que exerce atracção naqueles que vivem foradele.

A sociabilidade do homem centra-se no processo cognitivo, que faz com que as pessoas se auxiliem, reciprocamente ou não. O homem como ser social relaciona-se e está envolvido, de algum modo,com outros, dando suporte e demandando, de uma forma ditatorial ou justa, explorativa ou altruísta. Esta forma de agir pode aumentar ou diminuir o bem-estar das pessoas.

Desde o início do Século XXque são efectuadas pesquisas sobre a sociabilidade do Homem e a sua vida em grupos. Uma das principais conclusões a que se chegou é a de que o Homem, sendo membro de um grupo, consegue satisfazer assuas necessidades e desejos básicos.

O homem vive em sociedade como forma de suprir as suas necessidades funcionais, não se limitando a uma necessidade física de estar com os outros. Estacaracterística evidencia que a vida em grupo seja preferida à solidão, proporcionando-nos os recursos necessários para uma existência social.

No entanto, cada elemento da sociedade, tem diferentes...
tracking img