5S senso da limpeza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

2. Objetivo
Utilização de ferramentas da qualidade, como 5S, ISHIKAWA, 5W2H, 5 PORQUÊS, BRAINSTORMING E COLETAS DE DADOS, para a melhoria do processo na área de confecção, ganhando na produtividade e rendimento do OEE.

3. Ferramentas da Qualidade

As Ferramentas da Qualidade tem como definição um sistema de produção da Pirelli que se constitui em umaestratégia de competição industrial para o crescimento, liderança de mercado, produtividade, qualidade, melhoria do ambiente de trabalho e rentabilidade dos produtos e serviços.
O sistema proporciona condições para manter uma produção puxada, enxuta e flexível, através da melhoria da qualidade de seus produtos, processos e serviços, controlando os impactos ao meio ambiente, à saúde esegurança dos colaboradores, eliminando os desperdícios onde quer que eles estejam, mantendo uma cadeia totalmente integrada.
Com o objetivo de reduzir as quantidades de pequenas paradas, transformar os setores em mini-fábricas independentes e seqüenciais tornando-os clientes e fornecedores uns dos outros , simplificar o processo produtivo, utilizando informação padronizada, acessível eclara, reduzir o tempo do ciclo de fabricação (lead-time),reduzir o custo, eliminando todo e qualquer tipo de desperdício, elevar o padrão de qualidade dos produtos, processos e serviços e produzir com qualidade, preservando o meio ambiente e garantindo a segurança e a saúde do trabalhador.

3.1. CRIAÇÃO DE AÇÕES CORRETIVAS PARA A SOLUÇÃO DOS DEFEITOS DO PNEU ACABADO E DE SEU PROCESSO DEFABRICAÇÃ

Para criação de ações corretivas montamos grupos de melhoramento que trabalham com informações, que foram obtidas através de problemas ou defeitos analisados nos componentes e no produto, para que possamos aplicar ações corretivas em equipamentos ou no próprio processo de fabricação do pneu.
São utilizados para solucionar e aplicar ações as ferramentas da qualidade como: (5Porquês, 5s, Brainstorming, 5w2h, Ishikawa, Opl’s, entre outros), para que possamos ser identificado a causas do problema e com isso manter o produto conforme especificado. Abaixo mostramos as ferramentas da qualidade que utilizamos no processo de melhoria da
3.2. 5S

É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos(equipamentos, máquinas e células de trabalho), procedimentos e atitudes. O Programa é calcado em uma filosofia profunda de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida.
O 5S constitui a base para a implementação de um sistema de gestão bem estruturado. Emqualquer organização humana, o programa prepara o ambiente para mudanças profundas, por ser de simples compreensão, fácil aplicação e gerar resultados visíveis e imediatos.
O Objetivos do Programa 5S no processo é visa à melhoria do ambiente de trabalho, no sentido físico, lógico e mental. Sua base é educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nosdesperdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente.

3.2.1. 5 S’s - 1º S Organização

Consiste em analisar e classificar todos os objetos, equipamentos, ferramentas, relatórios, informações e materiais de trabalho em necessário e desnecessário e em seguida retirar/eliminar do setor tudo o que não tiver maisutilidade.
Classificar os itens em necessário e desnecessário e tomar a providência adequada.

|CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS |
|NECESSÁRIO |Providência |DESNECESSÁRIO |Providência |
|De uso freqüente...
tracking img