Tecnologia da informacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Segundo FONSECA, a tecnologia da informação surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações. Hoje, tecnologia da informação é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa, e por conseqüência apoiar os processos empresariais.

Com o dinamismo e exigência do mundo atual, asorganizações precisam possui estratégicas eficientes que facilitem a utilização de recursos e informações oferecidas pela tecnologia de informação e disponíveis nos sistemas. 

Graças a tecnologia da informação o mundo nos negócios foi revolucionado. Os processos empresarias passaram a ser dotados de maior confiabilidade, eficiência e eficácia.



1.1. Sistema 

Por definição, Sistema é um conjunto decomponentes que interagem para alcançar um objetivo comum.



1.2.Sistemas de Informação

Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões. Os dados são coletados (entrada),, processados (processo), e transformados (saída) em informação.



1.3. Finalidades dos Sistemas de Informação

Para as empresas sobrevivam e se destaquem frente a concorrência, énecessário estar preparado para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas. Para que isso aconteça, ha uma busca constante no desenvolvimento de sistemas de informações para a resolução desses problemas. Devido a isso, constuma-se dizer que a razão mais forte pelas quais as empresas constroem os sistemas é para solucionar os problemas organizacionais e para reagir a umamudança no ambiente.



 1.4. Por que utilizar Sistemas de Informação?

Devido ao grande e crescente volume de informação, surgiu a necessidade da utilização do Sistema de Informação (SI). Com o Sistema de Informação ha uma apresentação estruturada das informações e, por consequência, a visão das mesmas é simplificada, o que pode garantir um grande diferencial em relação aos concorrentes, pois asdecisões tomadas pelos gestores são mais rápidas e baseadas em fontes seguras.





























2. ERP – Enterprise Resource Planning

2.1. Definição

Trata-se de uma arquitetura de software que possui, por principal objetivo, integrar todo o fluxo de dados, processos e informações de uma companhia em um único sistema integrado de informações. De maneira que, um ERP é desenvolvidocom a finalidade de integrar os vários departamentos de uma organização contribuindo para o aumento da rapidez da troca de informações, além de promover a automação e armazenamento de todos os dados referentes ao negócio da mesma.

Desse modo, tal arquitetura de software facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa integrando os diversos departamentos da mesma:produção, logística, finanças, contabilidade, marketing, vendas, compras e recursos humanos.

[pic]

Funcionalidades dos sistemas ERP – Fonte: Davenport (1998).




Assim, os sistemas ERP fornecem aos usuários a possibilidade de realizar um rastreamento além de permitir uma visibilidade global das informações que circulam por toda a empresa e da Cadeia de Suprimento. Segundo Sunil Choprae Peter Meindl , autores do livro Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, tal fator possibilita decisões inteligentes e consistes em “um instrumento para a melhoria de processos de negócios, como a produção, compras ou distribuição, com informações on-line e em tempo real.” Não obstante a esses fatos, controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos ecomerciais da empresa.


2.2. Histórico
No final da década de 1950, a tecnologia disponível naquele período nos mainframes que rodaram os primeiros sistemas de controle de estoque. No entanto, a automatização tinha um alto custo e era cara, porém, já demandavam menos tempo que as atividades realizadas manualmente.
De maneira que, no início da década de 1970, surgiram os MRPs (Material...
tracking img