Tecnologia assistiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA AMPLIADA COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INCLUIDOS NO ENSINO COMUM

*Flávia Santana dos Santos

RESUMO
A ampliação do acesso e permanência do estudante com deficiência ao ensino comum, vem conquistando diversos espaços sociais e legitimando sua presença de maneira efetiva e regular na sociedade atual. Esse movimento tem possibilitado umtrabalho pedagógico diverso à essas diferenças no ambiente escolar. Para tal, precisamos refletir sobre as questões de acessibilidade, dentre outras, a Comunicação Alternativa Ampliada através da Tecnologia Assistiva como mecanismo de interação e interlocução dos sujeitos participantes, proporcionando-lhes formas próprias e coerentes de dialogarem com o contexto diário que os cercam. Este artigo tempor objetivo propor algumas possibilidades de recursos que a Comunicação Alternativa Ampliada dispõe para estudantes com deficiência no ensino comum através da Tecnologia Assistiva.

Palavras-chave: comunicação alternativa ampliada, estudante com deficiência, tecnologia assistiva.

INTRODUÇÃO
Os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelas escolas no processo inclusivo de estudantes comdeficiência, tem provocado um movimento inquietante da sociedade para a efetivação dessas pessoas no contexto diário do sistema escolar. A demanda deste perfil de estudante é crescente, uma ida sem volta, de muitas possibilidades e vários caminhos. A Comunicação Alternativa Ampliada através da Tecnologia Assistiva é uma ferramenta de trabalho que vem proporcionando interação e aprendizado a estesestudantes na escola inclusiva do século XXI.
_______________
*Professora efetiva da Rede Municipal de Contagem, graduada em Normal Superior pela Fundação Estadual Helena Antipoff. Atua no Ensino Comum e no Ensino Especializado a estudantes com deficiência. e-mail: flaviasantana.mg@hotmail.com
A concepção de escola inclusiva se fundamenta no reconhecimento das diferenças humanas e naaprendizagem centrada nas potencialidades dos alunos, ao invés da imposição de rituais pedagógicos pré-estabelecidos que acabam por legitimar as desigualdades sociais e negar a diversidade. Nessa perspectiva as escolas devem responder às necessidades educacionais especiais de seus alunos, considerando a complexidade e heterogeneidade de estilos e ritmos de aprendizagem. Para tanto é necessária,uma nova estrutura organizacional, com currículos flexíveis, estratégias teóricas-metodológicas eficientes, recursos e parcerias com a comunidade. (MEC, 2006, p.9)

Nunes (2002) (citado por ALENCAR e ZAPOROSZENKO, 2008) a comunicação é uma necessidade básica entre os homens. Faz-se necessária nas relações, constituindo-se num aspecto fundamental para sobrevivência. A criança, desde seu nascimentofaz uso do choro, do riso para expressar suas vontades. Aprende a falar aos poucos, utilizando-se de gestos e posturas, assim mantendo contato com os demais e se tornando ativa em seu meio.

Para os estudantes com deficiência a comunicação torna-se muito restrita uma vez que suas habilidades funcionais de movimento, de fala, visual, auditiva ou psíquicas encontram-se comprometidas. Proporpossibilidades de Comunicação Alternativa Ampliada para eles é de suma importância para ampliar o seu universo, que além de restrito, fica também individualizado.

1 Conhecendo o estudante com deficiência

O estudante com deficiência é aquele que por motivo congênito ou adquirido deixou de possuir suas habilidades funcionais de forma plena e independente. Necessita de acompanhamento multifuncionalde profissionais das áreas de saúde e educação para possibilitá-lo a ter uma rotina de vida diária adequada a sua necessidade.

Incluem-se neste grupo os estudantes com deficiência auditiva parcial ao total, a deficiência visual; cegueira ou baixa visão, a pessoa com disfunção neuromotora, deficiência intelectual, deficiência física, os Transtornos Globais do Desenvolvimento, Síndrome de...
tracking img