Tecnologia asp.net

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução: Diagramas de Interação
Na UML 1.4 os diagramas de Seqüência e Colaboração compunham o chamado Diagrama de Interação. Na UML 2.0 são chamados de Diagramas de Interações os diagramas:
Seqüência, Comunicação (substituindo o de Colaboração da UML 1.4), Visão Geral da Interação e Diagrama Tempo.

Diagramas de Interação
(UML Superstructure Specification, v2)

Edson dos SantosCordeiro www.cordeiro.pro.br edson@cordeiro.pro.br

2

Introdução: Diagrama de Seqüência
O diagrama de Seqüência foi desenvolvido por James Rumbaugh (OMT) e seu foco reside na identificação das seqüências temporais de interações realizadas entre objetos.

Introdução: Diagrama de Comunicação
O Diagrama de Comunicação é a versão da UML 2.0 para o Diagrama de Colaboração. Seu foco permanece o mesmo(em relação a UML 1.4), ou seja, continua enfatizando a comunicação relacionada à estrutura dos objetos em volvidos em uma tarefa.

3

4

Introdução: Diagrama de Visão Geral das Interações O Diagrama de Visão Geral de Interação possibilita que várias interações sejam combinadas em um único diagrama. Ele combina as especificações de mensagens de um diagrama de Seqüência e o fluxo de controlede um Diagrama de Atividades.

Introdução: Diagrama Tempo

5

6

Introdução
A UML (2.0) propõe treze tipos de diagramas divididos em três categorias. Seis tipos de diagramas representam a estrutura estática de uma aplicação, três representam tipos genéricos de comportamento e quatro representam diferentes aspectos de interações:

Diagrama de Seqüência

Diagramas Estruturais: incluemDiagramas de Classe, Diagrama de Objetos, Diagrama de Componentes, Diagrama de Estrutura Composta, Diagrama de Pacotes e Diagrama de Distribuição. Diagramas Comportamentais: incluem Diagrama de Casos de Uso, Diagrama de Atividade e Diagrama de Máquina de Estados. Diagramas de Interação: (todos derivados do Diagrama Comportamental) incluem Diagrama de Seqüência, Diagrama de Comunicação, Diagrama deTempo e Diagrama de Visão Geral de Interação.
8

Introdução
Dentre as diferentes variações dos Diagramas de Interação, a variante mais comum é o Diagrama de Seqüência que enfatiza as mensagens trocadas entre as linhas da vida. Desta forma, o Diagrama de Seqüência descreve uma interação enfatizando a seqüência de mensagens que são trocadas. O Diagrama de Seqüência mostra um conjunto deobjetos (representados pela linha da vida) e as mensagens recebidas e enviadas para este objeto. Objetos podem ser instâncias de classes ou representar atores quando o Diagrama de Seqüência é utilizado para descrever os passos (geralmente o fluxo principal) de um caso de uso.

Introdução: exemplo

Exemplo de um Diagrama de Seqüência

9

10

Frame
Frame ou quadro foi adicionado a UML 2 e é umlimitador gráfico de área utilizado em vários diagramas UML. Seu uso é opcional e sua representação consiste em um retângulo com um rótulo na parte superior esquerda cujo objetivo é nomear o diagrama.
sd Sequence Diagram Identificação do diagrama
Área de conteúdo do quadro

Linha da Vida (Lifeline)
A linha da vida representa um indivíduo participante da interação. Assim a linha da vida poderepresentar diferentes papéis (geralmente diferenciados por estereótipos) ou instâncias de classes que participam da seqüência. A linha da vida é representada por um retângulo que forma sua “cabeça”. Abaixo do retângulo, uma linha vertical (que pode ser pontilhada) representa a linha da vida do participante. A linha da vida também pode ser usada para representar papéis ou instâncias anônimas. Nessecaso, pode ser omitido ou recebe o mesmo nome da classe. Instância Papel

Anônimos

Um quadro pode aceitar ainda outro quadro em sua área de conteúdo.
11

12

Exemplo de Interação e Mensagem.
1ª mensagem Mensagens trocadas entre os objetos

Destruição do Objeto
A notação “x” é utilizada para definir que o objeto não existe mais, ou seja, foi destruído. Após definir a destruição do...
tracking img