Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
A busca por produtos naturais que agridam minimamente a natureza e tenham políticas de sustentabilidade em sua produção é uma preocupação que vem aumentando na indústria de cosméticos. Há nove anos, o presidente da ETHOS contava com 11associados no ano de 2011 o número subiu para 1,3mil associados onde ajuda empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável. Além de daruma força à sua beleza, levar em conta essas questões na hora de escolher os produtos vai fazer toda a diferença na luta por um planeta melhor.
 Hoje o impacto ambiental também tem norteado os profissionais do ramo. Em grande parte das avaliações de análise do ciclo de vida (ACV) de produtos cosméticos, a embalagem é vista como a causadora de maior impacto. Técnica para avaliação dos aspectosambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, a ACV compreende etapas que vão desde a retirada das matérias-primas elementares da natureza que entram no sistema produtivo à disposição do produto final, onde essa técnica é conhecida como: Do berço ao túmulo.
Na verdade, trata-se de uma ferramenta técnica que pode ser utilizada para uma grande variedade de objetivos. As informaçõescoletadas na análise e as interpretações podem ser úteis para tomada de decisão, na seleção de indicadores ambientais relevantes para a avaliação de desempenho de projetos ou reprojetos de produtos ou processos, além do planejamento estratégico. 
Numa tentativa de reduzir o impacto ambiental, muitas empresas têm lançado estratégias, como o uso de refil para comercialização de seus itens. Este refilapresenta forma simples, com espessura de parede fina e não possui tampa ou válvula. Além disso, seu material, em sua maioria, tem impacto ambiental menor que o da embalagem regular. No conceito do produto, o refil auxilia na redução do impacto no ambiente melhorando consideravelmente a ACV.
Por mais que negue, a indústria de cosméticos utiliza alto número de substâncias tóxicas. Esses materiaisprejudicam a natureza, os trabalhadores, as comunidades envolvidas na extração de matérias-primas e, claro, os consumidores. E isso ocorre nos mais variados produtos: desde o desodorante até o talco para os pés, passando pelos produtos de maquiagem e de higiene pessoal. Desta forma, todos os itens que aplicamos para cuidar do nosso bem estar e da beleza do nosso corpo podem prejudicar a nossasaúde e o meio ambiente.
 
Em 2009, a FDA (U.S. Food and Drug Administration) testou 20 marcas de batom e encontrou chumbo em todas elas em níveis considerados elevados. O elemento pode causar distúrbios de aprendizagem, linguagem, problemas de comportamento e é mais perigoso ainda para mulheres grávidas, porque a substância atinge diretamente o bebê com risco de chegar a óbito do feto. .Especialistas apontam que nos Estados Unidos, país onde há bem maiores esforços da fiscalização nesse sentido, menos de 20% dos químicos dos cosméticos foram testados pelo Comitê de Segurança da Indústria. Uma mulher americana usa em média 12 produtos cosméticos por dia. Cada um contém em média 12 ou mais de produtos químicos. Alguns com propriedades cancerígenas. Isso sem falar nos produtos aplicados embebês, idosos, homens, mulheres, crianças.

O Brasil ocupa a terceira posição em participação no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, de acordo com Abiche (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). No Brasil ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela avaliação dos produtos, usa parâmetros como dadostoxicológicos sobre os ingredientes e margem de segurança para aqueles considerados mais “críticos”.

Os principais impactos no setor:

Uso excessivo de insumos:
* Água
* Energia
Uso de matérias primas e produtos auxiliares:
* Água, detergente, emulsificantes, ésteres de ácidos graxos;
* Polímeros, sair quaternários de amônio.
* Álcalis (soda e potassa), conservantes e peróxido...
tracking img