Carros tunados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ter um carro único, diferente, com assessórios e potência. Essas podem ser algumas das questões que levam proprietários a oficinas mecânicas para alterar as características de seu veículo. O famosotunning cria automóveis que mais parecem máquinas, mudando desde a altura até a cor. No entanto, antes de sair em busca de alguém para a transformação, é preciso estar atento ao que a lei permite e aoque isso pode trazer de consequência para o carro.
Várias normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não são muito claras ou deixam espaço para diversas interpretações. Algumas transformaçõespodem ser permitidas, como a troca de motor, desde que feitas em locais homologados pelo Denatran. Seja como for, é importante saber que o art. 98 do Código Nacional de Trânsito diz que nenhumproprietário pode fazer alterações no veículo sem prévia autorização do órgão responsável.
Portanto, para evitar problemas, aqueles que pretendem modificar seus automóveis devem passar pelas seguintesetapas:
- 1°. Solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
- 2°. Realizar a modificação dentro das normas previstas pela legislação vigente.
- 3°. Realizar inspeção veicular emuma Instituição Técnica Licenciada (ITL). A inspeção pode ser realizada em qualquer ITL do País. Em caso de aprovação a ITL emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
- 4°. O CSV deve serentregue ao Departamento Estadual de Trânsito. O Órgão incluirá as informações referentes à modificação nos documentos do veículo.
Segundo Jardel Nunes, assessor do Gabinete da Divisão de Veículos doDetran-RS, as normas pretendem manter a segurança dos veículos. “É importante que as alterações sejam consultadas para que se mantenha a condição para trafegar”, disse.
Aqueles que não solicitarem aautorização prévia poderão regularizar seus veículos após inspeção, mas serão penalizados com multa de 120 UFIRS (R$127,20 pela cotação do UFIR de 2010). Já quem não estiver com os documentos corretos...
tracking img