Tecnicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO












TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO




OSASCO
2012









TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO







Trabalho de Técnicas de Negociação, para composição de nota de aprovação na disciplina, sob a orientação do Professor Eduardo Siriano.




Aprovado em , de abril de2012.



BANCA EXAMINADORA


_____________________________________________
Prof.: Eduardo Siriano.
Anhanguera Educacional Ltda.



_____________________________________________
Prof.: Maria Cristiane Vinholi de Brito.
Anhanguera Educacional Ltda.



RESUMO

Estudo sobre o conceito de Negociação, suas técnicas para aplicação no dia a dia, habilidades dos negociadores, oplanejamento e a ética da negociação bem como sua aplicação em uma situação problema do cotidiano.

Palavras chave: negociação - técnicas - ética - habilidades - planejamento - problema.




ABSTRACT

Study on the concept of negotiation, their techniques for application in day to day skills of negotiating, planning and ethics of negotiation and its application in a problem situation every day.Keywords: trading - techniques - ethics - skills - planning - problem.















SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................7
2 ROTEIRO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL...........................................................8
3 O CONCEITO DENEGOCIAÇÃO..........................................................................12
4 APROFUNDANDO O CONCEITO.........................................................................14
5 O NEGOCIADOR E SUAS HABILIDADES............................................................19
6 CONCLUSÃO.........................................................................................................21
7 REFERENCIASBIBLIOGRÁFICAS.......................................................................22
























INTRODUÇÃO

A negociação está presente nas situações mais comuns de nossas vidas. Negocia-se nos relacionamentos sociais, em clubes, com prestadores de serviços, nos condomínios, etc. Nestes ambientes, são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem, em todos os momentos,que as pessoas realizem negociações.
Na família, muitas vezes os interesses entre marido e mulher são divergentes: ele pretendendo realizar investimentos e ela querendo, por exemplo, gastar o dinheiro em viagem. Às vezes, o que está em jogo é a realização de um trabalho, ganhos materiais, sentimento de capacidade, de utilidade, de vitória ou fracasso, etc.
Nas empresas, não édiferente. Negociamos o tempo todo com os nossos pares. São vários os processos, os objetivos, os recursos, as condições gerais de trabalho, etc. Internamente, todos negociam com clientes, fornecedores, agentes financeiros, comunidade. Estas inter-relações e negociações têm como dissemos, vários objetivos e as realizações são o prêmio e o reconhecimento pelo sucesso alcançado.
Os políticos tambémusam a negociação como a maior estratégia para atingir seus objetivos. Ela é parte de todo o processo. Portanto, não há como negar que a negociação está presente em quase todas as situações, pois faz parte da interação humana. Podemos afirmar que através da negociação é que se obtém o devido sucesso nas relações. Com ela, tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo,interpretar melhor as suas necessidades e suas limitações, encontrar arranjos mutuamente satisfatórios e, com isto, poder realizar a busca do bem comum para que tenhamos uma sociedade mais justa.
Negociar é uma arte. Requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão de relações às vezes muito complexas. Através do acesso a conceitos e técnicas,...
tracking img