Tecnicas de kanban

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O FUNDAMENTO DA TÉCNICA KANBAN
A técnica japonesa denominada de KAN BAN, integrada no conceito JUST IN TIME, hoje largamente difundida quando se fala sobre produção ou administração de estoque,nasceu na maior fábrica automobilística do Japão, a TOYOTA, está idéia a brotou da iniciativa realizada por Yasuhiro Monden, que fundiu todas estas idéias e conceitos sistematizando-os e difundiu para oresto do mundo, traduzindo para língua inglesa. O fundamento básico desta técnica, está baseado em manter um fluxo contínuo dos produtos que estão sendo manufaturados.
Em Administração da produção KANBAN significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias eaté locais vazios demarcados. O KAN BAN traz como grande inovação o conceito de eliminar estoques, os materiais e componentes agregados ao produto chegam no momento exato de sua produção. O sucessodeste comportamento está na ênfase dada no processo de manufatura nivelado e de automação.
A integração deste fluxo é denominado de produção no momento exato (just in time), isto significa produzirsomente os itens necessários na quantidade necessária e na hora certa.
Como resultante a força de trabalho e os inventários são reduzidos naturalmente, obtendo-se aumento da produtividade e a redução decustos.
O método Kanban para controlar produção e fluxo de materiais baseia-se na quantidade real de estoque em produção. O material solicitado regularmente é fornecido de forma contínua em pequenasquantidades na produção. O reabastecimento ou a produção de um material só são acionados quando um nível de produção superior necessita do material. Esse reabastecimento é acionado diretamente naprodução com dados mestre atualizados previamente. As entradas que devem ser efetuadas no sistema foram reduzidas ao mínimo (por exemplo, a digitalização de um código de barras). Todas as outras ações...
tracking img