tecnicas de fluxo de caixa descontado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIOS.AUTOR: JOSÉ CARLOS ASSIS DORNELASEDITORA CAMPUS 2ª EDIÇÃO.
29
veículos diferentes: televisão, rádio, revistas, jornais, livros,Internet, outras pessoas, a própria empresa, fornecedores,compradores, entidades de classe, governo, entre outros. Sónão se informa quem não quer. O difícil é selecionar ainformação relevante, que realmente importa.As pessoastendem a dar mais importância àquilo de que mais gostam,excluindo ou não notando potenciais oportunidades em seçõesde jornais que não lêem, programas de televisão que nãoassistem, sites de Internet que não acessam... Isso é natural.Mas o empreendedor curioso e criativo sempre está à procurade novas oportunidades e atento ao que ocorre à sua volta.Apesar de existirem muitas fontes deinformação, identificaruma nova oportunidade pode não ser fácil. No entanto, existemalgumas dicas que auxiliam o empreendedor nessa tarefa. Umadas mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e ageração de novas ideias é o método de
brainstorming
(traduçãoliteral: tempestade cerebral), que se baseia no fato de as pessoasserem estimuladas a gerar novas ideias quando estão emgrupo, reunidascom outras pessoas. Para não se perder, ogrupo define algumas regras básicas, mas sempre evitandoceifar a criatividade dos demais. Ao final, muita coisa não éaproveitada, mas geralmente surgem novas formas de seproduzir um produto, soluções mais simples para umdeterminado problema, concepções de novos produtos etc. Parase estruturar o
brainstorming,
aconselham-se as seguintesregras:
1.Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todosestão livres para expor as ideias que vierem à cabeça,mesmo que aparentemente pareçam absurdas.
2.
Quanto mais rodadas entre os participantes melhor, poisserão geradas mais idéias. E sempre, em cada rodada,todos os participantes devem dar uma idéia a respeito dotópico em discussão.
3.
Podem-se dar idéias baseadas em ideias anteriores deoutraspessoas. Essas combinações são bem-vindas epodem gerar bons resultados.
4.
A sessão deve ser divertida, sem que haja uma ou outrapessoa dominando a mesma. Apenas deve ser garantidoque todos participem, sem restrições. Existem outras formase técnicas para gerar idéias, mas um requisito básico é queo empreendedor tenha sua mente estimulada e estejapreparado e "antenado" para o que ocorre no ambienteondevive. Exemplos são apresentados a seguir.


Conversar com pessoas de todos os níveis sociais eidade (de adolescentes, mais velhos e experientes),sobre os mais variados temas, também pode trazer

EMPREENDEDORISMO TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIOS.AUTOR: JOSÉ CARLOS ASSIS DORNELASEDITORA CAMPUS 2ª EDIÇÃO.
30
novas ideias de produtos e serviços em umdeterminado nicho de mercado.
Pesquisar novas patentes e licenciamentos deprodutos, em áreas onde o empreendedor temintenção de atuar com um novo negócio, pode produ-zir conclusões interessantes que definirão a estratégiada empresa.


Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região,tendências, preferên cias da população, mudanças noestilo e padrão de vida das pessoas e hábitos dos jovens(futuros e até atuaisconsumidores para determinadosprodutos e serviços) e também dos mais velhos(mercado promissor e em crescente ascensão emvirtude do aumento da expectativa de vida da popu-lação).


Visitar institutos de pesquisa, universidades, feiras denegócios, empresas etc


Participar de conferências e congressos da área, ir areuniões e eventos de entidades de classe eassociações.Enfim, o que o empreendedordeve fazer para estimular suacriatividade e gerar novas ideias é observar tudo e todos, deforma dinâmica, sem se preocupar, em um primeiro momento,se uma ideia é viável ou não, ou seja, se ele tem ou não umaboa oportunidade nas mãos. Essa análise deve ser feita emuma segunda etapa, após a seleção natural de várias ideias(baseada no
feeling
do empreendedor e de quanto ele seidentificou com cada...
tracking img