Tecnicas de aquecimento - quimica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Atividades
Relatório de Atividades


TECNICAS DE AQUECIMENTO
  
     
Conteúdo
Resumo 3
Introdução 3
Procedimento Experimental 3
Resultados e Discussão 7
Conclusão 7
Referências 8

Resumo

Foi realizado o procedimento para a prática de Técnicas de Aquecimento em laboratório, e desse modo, foi discutida as características apresentadas pelos diferentesprocedimentos, utilizando o bico de Bunsen nos materiais líquidos ou sólidos como o exemplo do palito, havendo diferentes reações e mudanças dos componentes.
Introdução

Todo o experimento utiliza-se o bico de Bunsen, sendo que existem várias técnicas de aquecimento, cada uma delas para um tipo específico de substâncias, levando em consideração que na presença da chama amarela a combustão éincompleta, devido à falta de oxigênio ao contrário da chama azul, mas essa diferença pode ser observada em alguns experimentos, como no do Palito.
Outra forma de observar o aquecimento de líquidos é utilizando o contato direto entre um tudo de ensaio, ou com a utilização de um béquer e o método do banho Maria, percebendo a diferença de pontos de aquecimento, ebulição e estabilização da temperatura.Outras técnicas de aquecimento podem ser observadas com os experimentos de banho de areia e calcinação, onde há mistura de substância, como água e sal.
Procedimento Experimental

Antes de começar qualquer procedimento deve fazer o uso dos E. P. I 's (Equipamento de Proteção Individual), tais como: Luvas, óculos e avental de algodão.
Para iniciar este experimento é necessário conhecer os materiaisque serão utilizados, que são:
- Pisseta;
- Béquer;
- Água destilada;
- Tripé com tela de amianto;
- Bico de Bunsen;
- Termômetro;
- Cronômetro;
- Tubo de ensaio;
- Pegador;
- Cadinho;
- Sulfato de cobre penta hidratado (CuSO4 5H2O);
- Capsula de porcelana.

EXPERIENCIA I – Teste de chamas.

O experimento foi comparar qual a reação da queima de um palito de madeiraem diferentes chamas, chama azulada e amarelada.
Para obter diferentes resultados nesta analise foi preparado o bico de Bunsen deixando a válvula de ar aberta (liberando a entrada de oxigênio) para que a chama fique com formato de cone e cor azulada. Foi colocado um palito de madeira em contato com o fogo, conhecido como zona redutora, está localizado no interior da chama, onde não há quasecombustão, pois os gases estão misturados e não há oxigênio disponível para a combustão completa, o palito começa a queima de fora para dentro. Depois se coloca o palito mais distante do bico, exatamente no vértice do cone formado pela chama, pode se observar que a queima é mais rápida do centro para extremidade (Fig.01). O formato de cone que a chama adquire concentra a energia do fogo no vértice docone, chamado de zona oxidante (Fig.02), está localizado no exterior da chama, onde há combustão completa, pois o contato com o oxigênio é muito mais intenso tornando-a mais “quente”.

EXPERIENCIA II - Aquecimento Béquer.

Foi colocado o tripé envolta do bico de Bunsen e uma tela de amianto sobre o tripé, direciona-se a chama azulada para o centro da tela de amianto, colocar um Béquer com150mL de água (25°C) sobre a tela. A água começa a aquecer e com auxilio de um termômetro foram feita as medições para saber qual temperatura a agua entrará em estado de ebulição. Veja no quadro abaixo.

Tab.1 - Tabela de medições de temperatura em função do tempo.

t (tempo em minutos) T (Temperatura em graus Célsius)
0mim 25°C1mim 40°C
2mim 52°C
3mim 63°C
4mim 75°C
5mim 85°C
6mim 96°C
7mim...
tracking img