Tecidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Importância das vitaminas D, A e C para os ossos.

A vitamina A é importante no desenvolvimento dos ossos; A vitamina C é importante na formação dos ossos; A vitamina D promove a absorção decálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos, ajuda a manter os níveis sangüíneos de cálcio e atua também na fixação de cálcio nos ossos.

2. Diferenciar e caracterizar os tipos de tecidomusculares.

Existem diferentes tipos de tecidos musculares no corpo humano. De acordo com suas características morfológicas e funcionais, eles foram classificados em três tipos: Músculo estriadoesquelético, estriado cardíaco e músculo liso.

Músculo estriado esquelético

[pic]

O músculo estriado esquelético está presente em maior quantidade no corpo humano. Ele está preso ao nossoesqueleto através dos tendões e permite que realizemos movimentos variados como andar, correr, pegar ou manipular objetos. A contração é forte, rápida, descontínua e voluntária. Descontínua quer dizer queapós uma contração não ocorre automaticamente outra, o que caracteriza a voluntariedade, ou seja, a contração de um músculo esquelético depende de um comando central, da vontade da pessoa.

Ascélulas musculares esqueléticas são cilíndricas e muito longas (chegam até a 30cm), contendo um grande número de filamentos de actina e miosina. À estes filamentos contráteis dá-se o nome de miofibrilas. Aose analisar este tecido ao microscópio constataremos a presença de vários núcleos por célula, além de estrias transversais, típica dos músculos estriados. Estas estrias são devidas à superposição deáreas mais densas das miofibrilas.

Músculo estriado cardíaco

[pic]

As células do músculo estriado cardíaco, como o próprio nome sugere, são encontradas apenas no coração. Assim como o músculoesquelético, o cardíaco possui células longas, cilíndricas e estriadas, porém são ramificadas.

Estas ramificações unem uma célula à outra através de uma estrutura permeável ao impulso elétrico...
tracking img