Tecido nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“E.T.E.C. Rosa Perrone Scavone” – Ensino Médio

Tecido Nervoso

Andreas Bredariol Nº. 05
Bruno Birai Nº. 10
Matheus Prado Nº. 28
Matheus Sporkens Nº. 29
Pedro Masiero Nº. 33
Itatiba – SP
2º. B – 2011
Índice

Introdução Página 3
Composição do Tecido Nervoso Página 4
Neurônios Página 5
Mal de Alzheimer Página 7
Conclusão Página 8Bibliografia Página 9
Anexos Página 10

Introdução

O tecido nervoso tem por função coordenar as atividades de diversos órgãos, receber informações do meio externo e responder aos estímulos recebidos.
Ele também está presente no encéfalo, na medula espinhal e os nervos do corpo.Ele é formado por neuronios que transmitem informações indispensáveis sobre as condições externas einternas do nosso corpo, e que possibilitam reações apropiadas e vitais por parte do organismo.
O tecido nervoso é responsavel pela integração de ideias e sensações, pela conjugação dos fenômenos de conciência e de adaptação do organismo às condiçãoes que se configuram a cada instante. É constituido por elementos altamente diferenciados em excitabilidade e condutibilidade – os neurônios ou célulasnervosas – que sustentados por um tecido especializado, a neuroglia, formam as vias de condução dos impulsos nervosos e de conexão entre os centros nervosos.

Composição do Tecido Nervoso

O tecido nervoso é geralmente composto por:
Neurônios: os quais são responsáveis pelas funções receptivas.
Células da Glia ou Neuróglia: as quais são responsáveis pela sustentação e pela proteção dosneurónios.
Nervos: vários feixes agrupados paralelamente formam um nervo.
O Tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.
Éanatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos por neurônios e gliócitos (ou células gliais).

Neurônios
Os neurônios têm origem de células tronco neurais (que é a fonte de novas células no cérebro). Essas células tronco vão originar outrascélulas e percussores neurais, que ao se desenvolverem vão se tornar neurônios ou células de apoio, que podem ser Células do Glia, astrócitos, oligodendrócitos e micróglia, todos com suas funções especificas, porem cada um com sua devida importância.
* Função: Os neurônios em si, são células especializadas para receber certas conexões específicas, executar funções apropriadas e passar suasdecisões a um evento particular a outros neurônios que estão relacionados com aqueles eventos. Estas especializações incluem uma membrana celular, que é especializada para transportar sinais nervosos como pulsos eletroquímicos; o dendrito, que recebe e libera os sinais, o axônio, o "cabo" condutor de sinais, e pontos de contatos sinápticos, onde a informação pode ser passada de uma célula a outra.* Tipos: São quatro tipos de neurônios: sensoriais, motores, receptores e interneurônios que variam de tamanho e função.

Sensoriais: transportam sinais das extremidades do nosso corpo (periferias) para o sistema nervoso central;

Motores (motoneurônios): transportam sinais do sistema nervoso central para as extremidades (músculos, pele, glândulas) do nosso corpo;

Receptores: percebem oambiente (químicos, luz, som, toque) e codificam essas informações em mensagens eletroquímicas, que são transmitidas pelos neurônios sensoriais;

Interneurônios: conectam vários neurônios dentro do cérebro e da medula espinhal.

O tipo mais simples de via neural é um arco reflexo monossináptico (conexão simples), como o reflexo patelar. Quando o médico bate no ponto certo do nosso joelho...
tracking img