Tecido conjuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Citologia
Células Móveis

Nome:
Adriana Cristina

Sumário

O tecido conjuntivo
O tecido conjuntivo é também denominado tecido de sustentação, uma vez que representa o“esqueleto” que sustenta outros tecidos e órgãos. Como tecido conjuntivo constitui uma massa coerente entre o sistema vascular sanguíneo e todos os epitélios ,todo intercâmbio de substâncias deve acontecerpelo tecido conjuntivo ,já que deve ser considerado como meio interno do organismos.
O tecido conjuntivo caracteriza –se por conter células e também substâncias extracelulares , em sua maior partesecretadas por um dos tipos secretadas por um dos dois tipos celulares (os fibroblastos),e que,em condições normais ,se encontraram em maior quantidade no tecido do que nas células.Em conjunto ,assubstâncias extracelulares são denominadas matriz extracelular , a qual é constituída por fibras incluídas numa matriz amorfa que contém líquido tissular.As fibras do tecido conjuntivo dividem –se em trêstipos:fibras colágenas,reticulares e elásticas.A matriz amorfa é constituída de glicosaminoglicanas e proteoglicanas que formam um gel muito hidratado no qual se encontram inseridos os demais componentes.Na matriz extracelular também há glicoproteínas de adesão como,por exemplo ,fibronectina e laminina .Os numerosos tipos celulares classificam –se em células fixas ou migratórias.
Os diferentes tiposde células, as fibras e a matriz amorfa aparecem em quantidades variáveis em diferentes partes do organismo, conferindo aos diferentes tecidos propriedades fundamentais específicas.
O tecidoconjuntivo se desenvolve a partir do mesoderma embrionário, mas a maior parte do tecido conjuntivo da região cefálica do embrião tem origem na crista neural.
Células Móveis
Células do tecido conjuntivoCélulas Móveis

As células do tecido conjuntivo derivam das células mesenquimatosas embrionárias e podem ser fixas ou móveis. Essas células mesenquimatosas dão também origem às células dos...
tracking img