Cancer-resumo geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
cerCâncer

Introdução
Sem dúvida, o câncer é um dos maiores males que assola a humanidade. Estima-se que, em todo o mundo, 10 milhões de novos casos tenham sido diagnosticados durante o ano 2000, cerca de novecentos mil só nos EUA. Apesar de todo progresso que a compreensão dos mecanismos moleculares trouxe ao diagnóstico, à terapêutica e à prevenção da doença, em especial nos últimos 25anos, a sobrevida do paciente com câncer pouco mudou. A cada ano, cerca de 400 mil americanos morrem de neoplasias diversas. No Brasil, o Ministério da Saúde registrou 114 óbitos por câncer para cada 100 mil habitantes em 1999 (WARD, 2002).
As principais características das células neoplásicas, que as distinguem das células normais, são a proliferação descontrolada, indiferenciação e perda da função,poder de invasão e de geração de metástases (BERNARDI et al, 2003).
No que tange ao tratamento, uma das principais dificuldades no uso da quimioterapia antineoplásica, está relacionada ao avançado estado em que o tumor, geralmente, se encontra por ocasião do diagnóstico. Os agentes antineoplásicos tradicionais, em particular os que são citotóxicos, afetam, em sua maioria, apenas uma dascaracterísticas das células cancerígenas, o processo de divisão celular, sendo, portanto, apenas antiproliferativos. Esses fármacos não exercem nenhum efeito inibidor específico sobre o poder invasivo, a perda da diferenciação ou o poder metastático. Além disso, como seu efeito principal é exercido sobre a divisão celular, eles afetam todos os tecidos normais que se dividem rapidamente, produzindo então,em maior ou menor grau, os conhecidos efeitos colaterais de uma quimioterapia. Ressalta-se ainda que os próprios agentes antineoplásicos podem, em certas circunstâncias, ser carcinogênicos, tornando-se, assim, altamente tóxicos para o paciente (OLIVEIRA & ALVES, 2002; BERNARDI et al., 2003).
Um grande esforço está sendo realizado na tentativa de encontrar a cura definitiva para o câncer outratamentos que causem menos efeitos tóxicos no paciente, mas, não é uma tarefa fácil, pois, o câncer não é uma doença, mas, um conjunto delas. Nas últimas quatro décadas, os estudos moleculares e celulares do câncer influenciaram a pesquisa de novos fármacos, que foram introduzidos, para uso clínico, em doenças que previamente não eram tratáveis ou apenas acessíveis a procedimentos locais deterapia, como cirurgia e irradiação (HARDMAN, 2005).
Assim, neste trabalho, discuto as principais características do câncer, desejando levar ao público um pouco mais de informações sobre essa doença.
Câncer
No organismo normal o ciclo de proliferação celular é rigorosamente controlado para que as células constituam comunidades organizadas. No entanto, as células cancerígenas não se submetem a esseesquema de cooperação, são células com o DNA danificado e que, por isso, escapam dos mecanismos de controle do ciclo celular. O “câncer” surge de uma única célula que sofreu mutação, multiplicou-se por mitoses e suas descendentes foram acumulando outras mutações até darem origem a uma célula cancerosa, portanto a incidência destes tumores se caracteriza pela proliferação celular anormal, cujadenominação correta é neoplasia (LOPES, 2002).
No entanto, as células neoplásicas não proliferam, necessariamente, mais rápido que as normais. O crescimento tumoral depende de outros fatores, como o balanço entre taxa de crescimento (proporcional aos ciclos celulares) e a morte celular. Nos tecidos normais, esse balanço ocorre, enquanto nos tecidos tumorais o fator determinante para o crescimento é ofato de que há mais produção do que eliminação de células. Observa-se geralmente que os genes supressores são inativados, gerando o descontrole no crescimento celular e que as alterações essenciais que transformam células normais em cancerosas são devidas principalmente a mutações de células somáticas. (REBELLO, 2005 apud De VITA, 1998; HELMAN, 1998; ROSENBERG, 1998; MC CORMICK, 1999; DUNCAN,...
tracking img