Quem foi julian rotter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Julian Rotter



Julian Rotter foi muito importante para a psicologia pois foi o primeiro psicólogo a estudar o aprendizado social e como o homem se comporta em sociedade.
Ao contrário deSkinner, que fazia experiências com sujeitos individuais em seu laboratório, Rotter estudava o comportamento externo, ou seja, como o homem reagia às influências externas do meio social.
Um fatointeressante sobre Rotter foi saber que quando cursava o ensino médio, após ler os livros de psicanálise de Freud e Alfred, passou a interpretar os sonhos dos colegas em forma e brincadeira, decidindo então setornar psicólogo. Ficou um pouco decepcionado mais tarde ao descobrir que o ramo da psicologia não tinha muitas oportunidades de trabalho naquela época, iniciou faculdade de química por este motivo,mas acabou voltando á psicologia mesmo assim.
Foi o primeiro a usar o termo de “aprendizagem social” e sua posição é de que sempre percebemos a nós mesmos como seres conscientes, capazes deinfluenciar as experiências que nos afetam a vida.
Os estímulos externos afetam o comportamento humano mas a sua amplitude e sua influência são mediadas por fatores cognitivos.

Propôs alguns destes fatoresque são:

1- Temos expectativas subjetivas em relação ao desfecho e resultado do estímulo dado.
2- Temos estimativas de que um comportamento particular resulte em um certo reforço e regulamos onosso comportamento de acordo com isso.
3- Atribuímos diferentes valores de importância a um acontecimento e julgamos o valor dele em situações diferentes.
4- O mesmo reforço pode ter valoresdiferentes para as pessoas devido a cognitividade interna de cada uma. Então o cognitivismo determina o efeito que diferentes experiências tem sobre nós.

Rotter é um psicólogo muito atual pois o que foideterminado por ele ainda é estudado nos dias de hoje.
Determinou que temos uma cognição capaz de analisar, decidir e responder aos acontecimentos externos e que nosso comportamento não está ligado...
tracking img