Tecelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Malharia

O Tecido de Malha e a Tecnologia da Malharia

Características dos Artigos de Malha

A estrutura e geometria dos artigos de malha diferenciam-se substancialmente dos tecidos de tecelagem, em que os fios de trama e urdume entrelaçam-se formando uma armação bastante rígida.
Na malha, ao contrário, um fio assume a forma de laçadas as quais passam por dentro das laçadas deoutro fio e assim sucessivamente.













Diferença entre os Entrelaçamentos de Tecido Plano e Tecido de Malha.

Essas laçadas (ou malhas) de formato senoidal sustentam-se entre si e são livres para moverem-se umas sobre as outras quando submetidas à tensão, seja no sentido da largura ou no sentido do comprimento do artigo. Essa propriedade caracteriza a “flexibilidade”ou a “capacidade de modelagem” dos artigos de malha, os quais podem, dessa forma, abraçar as mais complexas formas do corpo humano.
Além disso, os artigos de malha apresentam certa capacidade de “recuperação elástica”, ou seja, uma vez retirada do corpo, a solicitação recupera o seu formato inicial, total ou parcialmente.
Entretanto, deve-se notar que, se de um lado ascaracterísticas de flexibilidade e recuperação elástica são altamente interessantes na aplicação em determinados artigos, trazem implicitamente uma conseqüência bastante negativa em alguns casos que se reflete em “deformação” e problemas de “estabilidade dimensional”, o que torna difícil a aplicação de malhas em artigos em que a rigidez, a não deformação e o bom caimento são importantes



Outracaracterística importante dos artigos de malha é a “porosidade” que está diretamente relacionada com conforto fisiológico térmico.


Em temperaturas elevadas, a transpiração é facilitada, permitindo ao suor o evaporamento pelos espaços existentes no artigo. Em baixas temperaturas, a porosidade aliada ao aspecto volumoso com que são constituídos os produtos de malha para inverno, permite formardentro do artigo, um colchão de ar que atua como isolante térmico, dificultando a perda do calor do corpo para o meio ambiente.
Observando o esquema abaixo podemos ter uma noção mais completa da interação dos tecidos de malha com o meio:A ausência de um ponto de ligação firme tem por conseqüência uma estabilidade relativamente fraca, ocasionando variações dimensionais no tecido.
Além disso, o tecido crú mantém na sua estrutura um estado de tensões provenientes do processo de formação do tecido. O relaxamento dessas tensões dá lugar a uma contração da malha, que é chamada de contração de relaxamento.
Noentanto, todas as propriedades citadas variam de acordo com alguns parâmetros:
- A fibra utilizada;
- O fio utilizado (título, torção, fiação, texturização);
- O tipo de contextura da malha;
- A máquina utilizada.

Vantagens e Desvantagens dos Artigos de Malha

a) Vantagens:

- Elasticidade e Flexibilidade: os artigos de malha adaptam-se ao movimento do corpo: collant, meias, roupas de banho,artigos esportivos, roupas íntimas;
- Facilidade de Fabricação: com exceção da malharia de urdume, não necessita de urdideira; com poucos conicais pode-se testar um fio ou uma nova contextura.
- Adapta-se muito facilmente à moda;
- Variedade de Contexturas: pode-se obter facilmente, variadas contexturas de
características bem diferentes uma das outras, muitas vezes com pequenas alterações;
-Conforto fisiológico: Conforme o esquema apresentado.

b) Desvantagens:

- Deformação: A flexibilidade característica essencial da malha, pode ocasionar, quando mal controlada, encolhimentos ou alargamentos do tecido;
- Enrolamento: Alguns tecidos, devido à sua contextura, apresentam uma tendência a enrolar-se nas bordas, fenômeno que é prejudicial na confecção. Tal propriedade só é...
tracking img