Tec mecatron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades dos materiais

Propriedades dos materiais
Por que o plástico é “plástico”? Por que o alumínio é mais leve que o ferro? Por que a borracha depois de esticada volta a sua forma primitiva?


1

Por que o cobre conduz eletricidade e o plástico, não?
2

Propriedades dos materiais

Propriedades dos materiais

Conhecer as propriedades dos materiais é muito importante Quandoqueremos fabricar qualquer produto, não basta apenas conhecer a tecnologia de como fabricá-lo.

Se não soubermos bem como cada material se comporta em relação ao processo de fabricação e ao modo como a peça é usada, corremos o risco de usar um material inadequado.

3

4

Classificação dos materiais
A estrutura atômica dos materiais : Determina se o material é aço, plástico, madeira ou ar.Estabelece a maneira como cada material se comporta diante dos processos de fabricação e da utilização do diaa-dia.

Classificação dos materiais

Todos os materiais estão agrupados em duas famílias: Materiais metálicos ferrosos e não-ferrosos Materiais não-metálicos naturais e sintéticos.

5

6

1

Propriedades dos materiais metálicos

Propriedades dos materiais não - metálicosOs materiais metálicos apresentam plasticidade, isto é, podem ser deformados sem se quebrarem e conduzem bem o calor e a eletricidade.

Os materiais não-metálicos , são, na maioria dos casos, maus condutores de calor e eletricidade

7

8

Classificação dos materiais
Materiais Metálicos Não-metálicos Naturais Sintéticos Madeira Vidro Asbesto Cerâmica Couro Plástico Borracha

Propriedadesdos materiais
Quantos tipos diferentes de materiais você acha que são usados na fabricação de um automóvel, por exemplo? Ferro fundido Aço Alumínio Plástico Borracha Tecido.
9 10

Ferrosos Aço Ferro fundido

Não-ferrosos Alumínio Cobre Zinco Magnésio Chumbo Estanho Titânio

Propriedades dos materiais
Cada um deles possui características próprias: O Ferro fundido é duro e frágil O aço ébastante resistente, O vidro é transparente e frágil, O plástico é impermeável, A borracha é elástica, O tecido é bom isolante térmico...

Propriedades dos materiais

As propriedades foram reunidas em grupos, de acordo com o efeito que elas causam. Assim, temos: Propriedades físicas Propriedades químicas.

12

2

Propriedades físicas

Propriedades físicas
Neste grupo temos : Aspropriedades mecânicas As propriedades térmicas As propriedades elétricas.

Esse grupo de propriedades determina o comportamento do material em todas as circunstâncias do processo de fabricação e de utilização.

13

14

Propriedades físicas - mecânicas
Resistência mecânica Essa propriedade permite que o material seja capaz de resistir à ação de determinados tipos de esforços, como a tração,compressão, torção, flexão, cisalhamento e flambagem.
15

Propriedades físicas - mecânicas

Resistência mecânica

16

Propriedades físicas - mecânicas
A resistência à tração, por exemplo, é uma propriedade bastante desejável nos cabos de aço de um guindaste.

Propriedades físicas - mecânicas

Elasticidade é a capacidade que o material deve ter de se deformar, quando submetido a umesforço, e de voltar à forma original quando o esforço termina.

17

18

3

Propriedades físicas - mecânicas
A elasticidade deve estar

Propriedades físicas - mecânicas

Plasticidade. presente em materiais para a fabricação de molas de veículos. É a capacidade que o material deve ter de quando submetido a um esforço, se deformar e manter essa forma quando o esforço desaparecer
19 20Propriedades físicas - mecânicas
A plasticidade é importante para os processos de fabricação que exigem conformação mecânica, como, por exemplo, na prensagem, para a fabricação de partes da carroceria de veículos, na laminação, para a fabricação de chapas, na extrusão, para a fabricação de tubos. Isso se aplica para materiais, como o aço, o alumínio e o latão. O que varia é o grau de plasticidade...
tracking img