Teatro realista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teatro Realista
Introdução
No teatro realista problemas do cotidiano ocupam os palcos. O herói romântico agora é substituído por personagens do dia-a-dia e a linguagem torna-se coloquial.
OPrimeiro grande dramaturgo realista é o francês Alexandre Dumas Filho.
Alexandre Dumas Filho
Nasceu em Paris no ano de 1824 e faleceu em 1895, foi filho de Alexandre Dumas pai ( autor de Os TrêsMosqueteiros ) , começou escrevendo novelas e terminou se dedicando exclusivamente ao teatro apresentando obras que tem uma finalidade moralizadora, como a Dama das Camélias que trata da prostituição.
ADama das Camélias
A obra foi lançada em 1848, e desde então foi convertida para as mais distintas linguagens artísticas, conquistando plateias de todas as épocas e lugares.
Na obra é contado o romanceentre Marguerite Gaultier, a Dama das Camélias, e o estudante de direito Armand.
A Dama das Camélias é uma refinada prostituta de luxo, sustentada por membros da burguesia ascendente, queorgulhosamente ostentavam suas amantes como objetos que completavam sua valiosa propriedade.
O romance desenrolou-se na conturbada França atingida pela revolução de 1848 ( O novo levante revolucionário quemarcou a oposição entre burguesia e proletariado. ) , onde os amantes são submetidos a uma intensa repressão social, pois era uma sociedade rigidamente estratificada, uma cortesã não poderia simplesmentese casar com o descendente de uma linhagem nobre. Mesmo que ela tivesse sido redimida pelo amor.
O pai de Armand não poupa esforços para separar o casal, apelando até mesmo para uma posturamelodramática, quando procura a cortesã e insiste para que ela abandone seu filho, em nome do bem da família e de seu amado. Ela, por sua vez, apaixonada pelo rapaz, e ansiosa por deter uma imagem positivajunto aos donos do poder, deixa o amante, conquistando assim o almejado reconhecimento social, ao contribuir para a preservação da honra burguesa.
A peça de Dumas tem cinco atos divididos em...
tracking img