Teatro na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE ARTES
CURSO: Pró-licenciatura Teatro
PÓLO: Paracatu
MÓDULO: Estágio Supervisionado II
ATIVIDADE: II
Acadêmica: Rosângela Aparecida Alves dos Santos Bianchi


Origem da História de Guarda-Mor, passado e presente.

O processo de ocupação luso-brasileiro da região teve início com asexpedições que cruzaram a atual região do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas atingindo o futuro distrito de Goiás no final do século XVI, mais tarde em 1673 houve duas famosas expedições que fizeram descobertas auríferas. Espalhando-se as boas novas da Minas de Goiás, mineradores e comerciantes da Capitania das Minas Gerais começam a se deslocar rumo ao oeste por muitas rotas e caminhos. Ogoverno português decide em 1729 abrir uma única estrada para ligar Minas a Goiás, que será conhecida como Picada de Goiás. As cidades que surgiram nesta região evoluíram graças à abertura dessa picada. O atual município de Guarda-Mor estava na rota do caminho antigo denominado “Pica de São João Del-Rei,” aberto em 1737.
Com a abertura dos caminhos, foram concedidas sesmarias e um grandecontingente humano começou a se deslocar tentando a sorte nas terras do Paracatu, passando pelas terras do atual município de Guarda-Mor. Para facilitar a fiscalização do contrabando de ouro naquelas paragens, reza a tradição de que ao pé do Chapadão dos Pilões, teria sido instalado um posto de fiscalização do ouro transportado para Uberaba. Fato corrente nas estradas de todo o território das minas, estespostos eram em geral gerenciados por um “guarda-mor”. Daí de depreende uma possível interpretação do topônimo do município.
Este posto de fiscalização cumpria também a função de rancho de tropas e hospedaria. No primeiro quartel do século XIX, SAINT-HILARE teria ali pernoitado, em sua viagem a província de Goiás: ...parei numa fazenda que tinha o nome de Guarda-Mor. Chama-se assim não por causade seu atual dono e sim porque o seu primeiro proprietário tinha sido guarda-mor, pois a maioria das fazendas é batizada pela pessoa que a construiu... A partir dessa primitiva fazenda, com o tempo, surgiram ali casas de morada, estabelecimentos comerciais, uma capela, fazendo assim florescer o arraial. As terras para a edificação da capela Santa Rita fora doadas, segundo Caetano de Faria, pelosmoradores locais em 1848, conforme Termo de Doação: ...eu José Maria Caldeira e minha mulher Anna Francisca Ribeiro, entre os bens de que somos senhores e possuidores livres e desembargados é bem assim, uma porção de campos que damos a Senhora Santa Rita, para uma capela que vamos edificar nesta fazenda do Guarda-Mor...
O arraial se consolidou inicialmente, em torno desta Capela permanecendo comoparte do território de Paracatu. Em 1871, pela Lei nº 1837 de 10 de outubro, criou-se a Paróquia de Santa Rita dos Impossíveis de Guarda-Mor, desmembrando-se da Freguesia de Santo Antônio do Paracatu. Esta lei foi suprimida a 14 de novembro de 1873 e reabilitada pouco tempo depois. A época da criação do distrito de Vazante, em 1938, Guarda-Mor (então pertencente a Paracatu) cede parte de seuterritório. Quando Vazante eleva-se a categoria de município, em 1953, Guarda-Mor a integrá-lo. Somente em 1º de março de 1963, torna-se município.
Com a construção de Brasília, no final da década de 1950, a expansão agrícola para o centro-oeste, foram fatores importantes para o desenvolvimento do Noroeste e conseqüentemente para Guarda-Mor, intensificando o povoamento da região e na segunda metadedo século XX, observa um aumento da população, acontecendo diversas benfeitorias na infra-estrutura urbana.

Hino à Guarda-Mor
Guarda-Mor és estrela sem grandeza
De grande majestosa constelação
Mas as tuas águas correm
Com extrema ligeireza
Para dois ilustres vales da nação.

Tuas águas ao São Francisco chegam enfim,
Também ao Paranaíba engrossar vão,
Levando então assim, a dois...
tracking img