Teatro na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teatro na Escola: uma possibilidade para superar os desafios do futuro.
Autoras: Graciele Batista Gonzaga[1] e Lina Paula de Fátima Braga[1]; Professor colaborador: Fabrício Andrade[2].
[pic]
Resumo: Este artigo discute a importância do teatro como uma disciplina, que possibilita a construção do conhecimento. Aponta-se a necessidade de determinadas mudanças acerca das percepções do teatro naescola, sendo uma disciplina e não mais como oficina e/ou atividades extracurriculares.
Palavras chave: teatro; educação; arte; disciplina.
Abstract: This article talks about the importance of play as a study subject, which enables knowledge construction. It points out the need of certain changes to be put into operation at schools, in order to treat play within the scope of a regular curriculumcarrying academic credit.
Keywords: theater; education; art; subject.
Introdução
Este artigo discute a possibilidade da expressão teatral contribuir na construção do conhecimento e no desenvolvimento da formação global do aluno. Barbosa (1991, p.5) defende que:
“Não é possível uma educação intelectual, formal ou informal, de elite ou popular, sem arte, porque é impossível o desenvolvimentointegral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento visual e do conhecimento presentancional que caracterizam a arte”.
Propõe-se que o teatro seja reconhecido como uma disciplina, mas o desejável seria uma discussão e uma reflexão crítica que aponte possibilidades para que essa idealização aconteça na educação. Ao defender essa proposta deparamos com a desvalorização do trabalho com asexpressões artísticas, apesar das propostas da LDB[3] 9394/96 e dos PCN’s[4] avançarem a respeito deste tema e de haver ainda a necessidade de discussões e mudanças.
Por meio de pesquisas bibliográficas sobre a temática e a partir das discussões na orientação de monografia, Teatro na Educação: perspectivas e possibilidades para a formação global, orientada pelo professor Fabrício Andrade², buscou-seautores – como  Ana Mae Barbosa, Ingrid Koudela, Ricardo Otoni Vaz Japiassu, Arão Paranaguá Santana – que abordam o assunto de forma a evidenciar que as expressões teatrais são vistas equivocadamente, ou seja, só as conseqüências promovidas por essa expressão são percebidas, esquecendo-se a possibilidade de construção de conhecimento.
As Expressões Teatrais na Escola
Um avanço importante para odesenvolvimento das expressões artísticas na escola foi a atual legislação educacional brasileira – LDB 9394/96 – e o PCN de arte. O ensino de artes torna-se  obrigatório na Educação Básica. >
§ 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos(Brasil, 1996, p.10).
O PCN de arteincorpora os eixos norteadores: produzir, apreciar e contextualizar associado à expressividade e à construção do conhecimento. Propõe quatro expressões artísticas (artes visuais, teatro, dança e música) para serem desenvolvidas no Ensino Fundamental.
“São características desse novo marco curricular as reivindicações de identificar a área por Arte (e não mais por educação Artística) e de incluí-la naestrutura curricular como área, com conteúdos próprios ligados à cultura artística e não apenas como atividade” (BRASIL, 1998, p.30).
Consideramos que as expressões artísticas são conhecimentos e não apenas atividades mecânicas ou de recreação como eram trabalhadas na escola. Arte é um saber como as outras disciplinas. Barbosa (1991, p.6) defende que:
[...] “precisamos continuar a luta políticae conceitual para conseguir que arte seja não apenas exigida mas também definida como uma matéria, uma disciplina igual as outras no currículo. Como a matemática, a história e as ciências, a arte tem um domínio, uma linguagem e uma história. Se constitui, portanto, num campo de estudos especifico e não apenas em mera atividade”.
Nessa perspectiva, com uma mudança de percepção de arte, o aluno...
tracking img