Tcp reno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARARANGUA 13 DE NOVEMBRO DE 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(Campus ARA)
Redes de Computadores I
ARA7126-03652 (20122)

Prof. Ricardo Moraes

Priscila Monteiro Dos santos (11204218)
Isabel Cristina Nesi (11203439 )

TCP RENO
Em gerenciamento de redes, um dos grandes problemas enfrentados são os colapsos de congestionamento. Este fenômeno causa o aumento de tempo deentrega dos pacotes, diminuição em sua vazão e desperdício de recursos, visto que neste caso o pacote deve ser retransmitido, sendo necessária a realocação de recursos.
O TCP (Transmission Control Protocol), afetado por este fenômeno, é o protocolo da camada de transporte do modelo de camadas TCP/IP (Internet Protocol) da Internet para transferência de dados orientados a conexão. Segundo estimativas,ele é responsável pelo controle de 80% dos fluxos fim-a-fim, pelo transporte de 90% dos pacotes e 95% dos bytes das redes de computadores atuais.
O protocolo TCP é um dos pilares da Internet criado nos anos 80, oferecendo um serviço confiável de entrega de pacotes de dados. Com o passar do tempo, a Internet cresceu em tamanho e capacidade de fluxo, obrigando o protocolo TCP a amadurecer com essecrescimento. Esse amadurecimento aconteceu sobre a forma de melhorias sugeridas pelos cientistas que denominamos versões. As versões do protocolo TCP possuem melhorias, proporcionando comportamentos diferentes no tratamento dos congestionamentos e perdas de pacotes que ocorrem na Internet.
Este trabalho estrutura-se da seguinte forma: esta parte introdutória, logo depois apresentando sobre TCP edefinição de congestionamento seus retardos e controle e a base desse trabalho foi a utilização da variação RENO, já que é a mais utilizada atualmente, que serviu para o desenvolvimento das demais variantes do TCP que iramos comparam no decorrer.

Protocolo TCP:

A confiabilidade do protocolo TCP estrutura-se na confirmação positiva de
Recebimento. Quando o transmissor envia um pacote dedados ao receptor, este deve devolver uma mensagem ao transmissor confirmando a recepção do pacote (ACK). No momento que o transmissor envia um pacote, ele também dispara um temporizador. Caso ele não receba a confirmação do receptor, ao final do temporizador o pacote será retransmitido.
O envio de pacotes e a recepção de confirmações de recebimento funcionam bem em ambientes controlados. No momentoem que se trabalha com redes heterogêneas, com perdas, atrasos e retransmissões, o desempenho do protocolo TCP fica comprometido. Um recurso utilizado pelo protocolo para diminuir esse problema é o das janelas deslizantes (sliding window). A sliding window funciona como um buffer de transmissão.O transmissor envia uma série de pacotes, antes de receber as confirmações. O receptor receberá a sériede pacotes e confirmará em um único ACK caso algum pacote apresente falha, não estará presente no ACK, sendo retransmitido. À medida que o receptor recebe as séries de pacotes, a janela vai deslizando para poder transmitir os pacotes seguintes. O tamanho desta janela deslizante, chamada de advertised window (awnd), pode ser modificada pelo receptor, que envia no ACK esse tamanho ao transmissor.Dessa forma, há um controle no fluxo dos dados onde o transmissor está limitado ao tamanho da awnd definida pelo receptor.

Congestionamento:
As redes de comutação, em geral, têm recursos limitados, como largura de banda restrita entre origem em fim e comprimento limitado das filas em que são armazenados os pacotes à espera de transmissão. Quando muitos pacotes necessitam ser transmitidos atravésda mesma linha (meio de transmissão), as filas ultrapassam o seu limite máximo e alguns pacotes são descartados. Logo, se o descarte é muito freqüente a rede fica congestionada.
“O congestionamento é a necessidade agregada de largura de banda que excede a capacidade disponibilizada pela linha. Dessa forma, causa a degradação de desempenho ocasionando perda múltipla de pacotes, baixa utilização...
tracking img