Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes de computadores
Exercícios propostos

DIRLEI PEREIRA NUNES
Turma: CC4/5P51

ICEC – Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura
Cuiabá MT

dirleipereira@hotmail.com

1º) - A diferenças e semelhanças entre os algoritmos TCP Reno e TCP Tahoe, entendendo como eles atuam com a relação à emissão de ACKs e recuperação de falhas.

O protocolo TCP Reno começou a operar em 01 de Janeiro de1983. Desde sua concepção, houveram expressivos avanços nas tecnologias de transmissão de dados, como a introdução de enlaces ópticos e de satélites, 'que permitem altas taxas de transmissão. O TCP Reno continua sendo o protocolo padrão na Internet. Entretanto existem inúmeras dificuldades na sua operação, que causam baixo desempenho em redes com produto banda-atraso elevado, devido ao mecanismo deatualização do tamanho da janela de congestionamento. Para superar suas deficiências, vários protocolos variantes do TCP Reno têm sido propostos com o objetivo de melhorar a utilização de recursos em redes de alta velocidade, e por esta razão são denominados "Protocolos para Redes de Alta Velocidade" . Para que as proposições de variantes do TCP levem a protocolos que operem eficientemente emredes com alto valor do produto banda-atraso, é necessário que se avalie quais variações da dinâmica do crescimento da janela de transmissão são efetivas. Nesta dissertação avalia-se um conjunto de protocolos variantes do TCP para redes de alta velocidade através de simulações. Diversas propriedades importantes para protocolos do tipo TCP são investigadas. variações é o TCP-Tahoe e o TCP-Reno,conforme pode ser visto na Tabela 1.

O TCP-Tahoe tem uma funcionalidade adicional em relação ao TCP que é o fast retransmite, ou seja, a não confirmação de um pacote por um ACK não acarreta na imediata inicialização de um temporizador, portanto há uma espera de ACKs duplicados (A finalidade deste ACK duplicado é indicar ao emissor que um segmento foi recebido fora de ordem e qual o número deseqüência esperado). Se três ou mais ACKs forem perdidos, isso irá indicar uma perda de pacote, então o TCP logo inicia uma rápida retransmissão deste pacote perdido. Como conseqüência, o TCP volta ao modo de slow start para a transmissão dos pacotes e caso a rede esteja em bom funcionamento este volta ao modo de congestion avoidance.

2) - Descreva onde e quando é interessante usar UDP, e quando não é.Na internet, o serviço não garantido e não orientado a conexão tem o nome de UDP(User Datagram Protocol). O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.

Oprotocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowlegments, controle de fluxo, etc. Cada datagrama UDP tem um tamanho e pode ser considerado como um registro indivisível, diferentemente do TCP, que é um protocolo orientado a fluxos de bytes sem início e sem fim.

Também dizemos queo UDP é um serviço sem conexão, pois não há necessidade de manter um relacionamento longo entre cliente e o servidor. Assim, um cliente UDP pode criar um socket, enviar um datagrama para um servidor e imediatamente enviar outro datagrama com o mesmo socket para um servidor diferente. Da mesma forma, um servidor poderia ler datagramas vindos de diversos clientes, usando um único socket. O UDP dá àsaplicações acesso direto ao serviço de entrega de datagramas, como o serviço de entrega que o IP dá. O UDP é pouco confiável, sendo um protocolo não orientado para conexão. Não existem técnicas no protocolo para confirmar que os dados chegaram ao destino corretamente. O UDP usa número de porta de origem e de destino de 16 bits.

O UDP é um acrónimo do termo inglês User Datagram Protocol que...
tracking img