Tcdtcd - informática aplicada a educação

734 palavras 3 páginas
Título: A situação do Meio Ambiente Mundial
Tema: A conscientização dos problemas ambientais.
Objetivo: Orientar nossos atos em todo o mundo com particular atenção às conseqüências que podem ter para o meio ambiente.
Justificativa: A crise ambiental que já era evidente na década de 1960, só veio a agravar-se ao longo das décadas, em função de uma série de desastres e desequilíbrios ambientais, passando a constituir fator de maior preocupação dos Estados e da comunidade científica, levando-a a repensar novas estratégias para o trato desta problemática de ordem mundial.
INTRODUÇÃO
Os problemas ambientais, além de outros fatores, como a revolução da informação e a globalização econômica, contribuíram consideravelmente para a alteração das prioridades nas relações internacionais. Tendo em vista essa nova perspectiva da comunidade internacional, que começa a raciocinar sobre instrumentos jurídicos passíveis de preservar valores reputados como prevalentes no conjunto de toda a humanidade, pretende-se lançar luzes sobre a primeira grande iniciativa de proteção ao meio ambiente internacional: a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, também denominada de Conferência de Estocolmo, ocorrida em 1972.

Desenvolvimento:
No ano de 1972 na capital da Suécia, a cidade de Estocolmo tentou-se articular mundialmente um acordo que visava organizar as relações do homem e meio ambiente, pois os meios científicos já vislumbravam os problemas decorrentes da poluição provocada pelas indústrias que segundo os estudiosos é a atividade mais danosa ao meio ambiente. Entretanto essa conferência foi proposta pelos países desenvolvidos com suas indústrias já estabelecidas gerando insatisfação nos países não desenvolvidos e em desenvolvimento que defendiam que a implantação de atividades industriais era necessária para se desenvolverem econômica e socialmente. O Brasil liderou os países em desenvolvimento que tinham posição de resistência ao reconhecimento da

Relacionados