Tcd - a importancia das empresas familiares no contexto mercadologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: A importância das empresas familiares no contexto mercadológico.

TÍTULO: Administração da pequena e média empresa
O solicitado

OBJETIVO: Aprender o papel das empresas familiares nocontexto mercadológico.
Explicar o que pretende alcançar com este trabalho (verbo no infinitivo).

JUSTIFICATIVA: As empresas familiares existem há muitos anos, e hoje ainda estão no mercadocompetindo, elas tem um papel fundamental na economia dos paises industrializados e emergentes.

Em poucas palavras apontar a importância do tema em questão.

INTRODUÇÃO: As empresas familiares sãoconsideradas a instituição universal mais duradoura, antes da Revolução Industrial. No Brasil as empresas familiares representam mais de 80% das empresas nacionais segundo dados do SEBRAE. Elas secaracterizam em geral como empresas de pequeno e médio porte, Algumas se transformaram em verdadeiros gigantes comerciais como é o caso do Wal- mart, Carrefour,etc.
As empresas familiares tinham aoseu favor um grande aliado, na década de 90, quase não existiam concorrências internas e externas no país. O que transformou algumas empresas em gigantes, mas para isso precisavam se atualizar,algumas conseguiram outras não, indo a falência!
DESENVOLVIMENTO:
As empresas familiares eram estruturadas nos pilares patrimônio, valores e historia, com seus anos de funcionamento, clientes fieisconquistados ao longo do tempo, com características parecidas com a empresa, a gestão familiar representava sua reputação e a sucessão era passada de pai para filho sem levar em consideração a capacidadeprofissional do herdeiro do negocio, mas sim a cultura familiar que importava.
Mas, com a globalização, a procura por novidades, a invasão do mercado externo, a empresa foi forçada a se atualizar,mudando algumas de suas filosofias para garantir a sobrevivência do empreendimento para as próximas gerações. Mas, atualmente mesmo com tantas empresas familiares, apenas 35% das empresas...
tracking img