Tcc d faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL


Joelma ferreira brandão



















FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS











SÃO PAULO - SP

2010

CHRISTINA VIANNA MANSUR
MARIA CRISTINA SOARES
ROSIMEIRE AMORIM DE JESUS









FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS E PRÁTICAS INCLUSIVASTrabalho de Conclusão representado como requisito parcial para obtenção do título de Lincenciado no curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade à distância da Faculdade Educacional da Lapa - FAEL.


Prof.: M.Sc. Gilmar Dias









SAO PAULO - SP
2010


TERMO DEAPROVAÇÃO
CHRISTINA VIANNA MANSUR
MARIA CRISTINA SOARES
ROSIMEIRE AMORIM DE JESUS


FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS

Trabalho de conclusão apresentado no curso de Pedagogia, Faculdade Educacional da Lapa- FAEL, como requisito parcial para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.


Comissão de Avaliação formada pelos examinadores:____________________________________________
Prof.
(Coordenador do Curso)



____________________________________________
Prof. M. Sc. Gilmar Dias
(Orientador)


____________________________________________
Prof.
(membro da banca)


____________________________________________
Prof.
(membro da banca)































DEDICATÓRIADedicamos este trabalho as nossas famílias e amigos, motivação de nossa pesquisa.



















"O corpo de uma criança é um espaço infinito onde cabem todos os universos. Quanto mais ricos forem estes universos maiores serão os vôos da borboleta, maior será o fascínio, maior será o número de melodias que saberá tocar, maior será apossibilidade de amar, maior será a felicidade.
Por vezes, entretanto, acontece uma metamorfose ao contrário: as borboletas voltam ao casulo e se transformam em lagartas. Por que voar é fascinante, mas perigoso. É preciso que não se tenha medo de flutuar sobre o vazio com asas frágeis. É mais seguro viver agarrado à folha que se come. E eu me pergunto sobre o queaconteceu conosco. Pois um dia fomos borboletas aladas, em busca de espaços sem limites. Talvez, por medo, tenhamos abandonado as asas. Talvez, por medo, já não sejamos capazes de voar e sonhar. Gordas lagartas, que não têm coragem de se desprender das seguras folhas onde rastejam..."
A Alegria de Ensinar
Rubem Alves

RESUMO

Esteestudo objetiva refletir sobre os fundamentos metodológicos e práticas inclusivas relativas aos portadores de necessidades especiais no âmbito social e educacional. Adotou-se, para a pesquisa, o método qualitativo de caráter bibliográfico. O conceito de inclusão trouxe mudanças relativas às condições contextuais necessárias à educação e vida social das crianças portadoras de necessidadesespeciais. A sociedade de modo geral passou a ter maior consciência e respeito com portador de necessidade especial, se dando conta, de que o mesmo é parte integrante de nossa sociedade, sendo capaz de relacionar-se com outras pessoas, tendo a capacidade de realizar atividades que estejam dentro de suas possibilidades. Podendo assim, exercer seu direito legitimo de freqüentar uma escola regular comoqualquer outra criança. Dessa forma é hora de mudar e garantir ao portador de necessidade especial a oportunidade de integração. Entende-se que por meio de iniciativas, considerando-se mudanças ou adaptações necessárias é totalmente possível, acolher as crianças com necessidades especiais.


Palavras-Chave: Educação Inclusiva; Prática pedagógica reflexiva; Fundamentos Metodológicos....
tracking img