Tcc a importancia do sig da tomada de decisao (just)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Pelotas

Curso de Administração

Diener Strelow
Lucas Mourão



A Importância dos Sistemas Integrados de Gestão para Tomada de Decisões: Estudo de Caso da Empresa Coqueiro Combustíveis e Serviços Ltda.

Professor(a) Orientador(a): Titulação Nome Completo

Pelotas
2012
SUMÁRIO








1. Introdução3

1.1. Objetivos da Pesquisa 5
1.2. Justificativa 6

2. Revisão de Literatura 7


3. O Método da Pesquisa 10


4. Cronograma 11


Referências 13



1. Introdução

Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) ou Enterprise Resource Planning (ERP) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos existentes em uma organização em um sósistema. É uma evolução do Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) e do Planejamento dos Recursos de Manufatura (MRP II).
Os Sistemas Integrados de Gestão são compostos por módulos, esses módulos seriam como um software especifico para cada setor da empresa alimentar com informações pontuais daquele setor. A partir destas informações, o SIG tem a função de repassar essas informaçõesaos outros módulos, pois os processos em uma empresa atualizada ao momento tecnológico funcionam como uma engrenagem, por exemplo, ao ser efetuada uma venda através de um emissor de cupom fiscal (ECF), automaticamente é enviado para os módulos livros fiscais de saída, financeiro e administrativo todos os dados relativos a essa venda.


Segundo Oliveira (2002, p. 35)“sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”.



Geralmente as fornecedoras de SIG trabalham com duas formatações de preços. A primeira e mais popular é cobrar um valor x para realizar a implantação do sistema, e após isso cobram uma mensalidade referente à assistênciatécnica ao software. E a segunda é a de cobrar um valor y para a implantação do sistema, mas sem o suporte de assistência técnica.
Os gestores das médias e grandes empresas geralmente optam pela primeira opção, pois com a mudança constante aplicada pelo governo nos
4
setores contábeis e fiscais é muito ariscado não ter o suporte dafornecedora do SIG. E também por que o setor de Tecnologia da Informação (TI) deve acompanhar a progressiva evolução que os softwares de gerenciamento vêm sofrendo, pois se não acompanharem essa evolução podem recebem informações desencontradas ou equivocadas do seu SIG.

Oliveira (2002, p. 38)
“a tomada de decisão refere-se à conversão das informações em ação.Portanto, decisão é uma ação tomada com base em analise de informações”.
















































5

1. Objetivos da Pesquisa

Objetivo Geral

- Analisar a importância do SIG na tomada de decisão


Objetivos Específicos
- Apresentar o sistema- Verificar elementos a serem adaptados ou mudados no SIG
- Facilidades na gestão a partir do SIG











































1.2 Justificativa

O sistema integrado de gestão nos dias de hoje é uma peça chave para o trabalho diário de uma organização. Pois com ele a organização consegue mensurar todosdados da empresa. Assim no decorrer do mês\ano pode ter dados mais precisos e assim alcançar mais resultados positivos, corrigindo erros para a empresa obter menos pontos negativos.

Tendo todos esses dados em mãos, os colaboradores vão pondo em pratica no dia a dia, analisar diariamente o sistema, é dever do gestor da organização, pois é necessário diariamente recorrer aos dados, para verificar...
tracking img