Foliculo dentario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abstrato
O folículo dentário (FD) diferencia no ligamento periodontal. Além disso, pode ser o precursor de outras células do periodonto, incluindo osteoblastos e cementoblastos. Colocamos a hipótese de que as células tronco pode estar presente no FD e serem capazes de se diferenciar em células do periodonto. As células tronco foram identificadas no FD do primeiro molar do rato por Hoechst dacoloração de fosfatase alcalina, e a expressão de marcadores de lado-população de células tronco. Estas células mostraram ser capazes de se diferenciarem em osteoblastos / cementoblastos, adipócitos, e neurónios. Tratando a população de células FD com a doxorrubicina, seguido de incubação em meio adipogénese, sugeriu que os adipócitos originado a partir de células tronco. Deste modo, uma população decélulas tronco puripotent possivelmente está presente no DF rato.


INTRODUÇÃO
O folículo dentário (FD), um saco de tecido conjuntivo frouxo que circunda o dente incluso, desempenha papéis diferentes na vida de um dente. A sua presença é necessária para a erupção ( Cahill e Marks, 1980 ; Marks e Cahill, 1984 ), pelo que parece regular a osteoclastogênese e osteogénese necessário para aerupção ( por exemplo , ver revisão por Sábio et al. , 2002 , 2005 ; Wise e Yao , 2006 ). À medida que o dente perfura a gengiva, o FD diferencia no ligamento periodontal (LP) para ancorar o dente no seu encaixe com o osso alveolar circundante. Além desta diferenciação do FD para formar os fibroblastos do LP, notou-se que algumas células podem diferenciar-se em FD os cementoblastos do dente, bem comotalvez alguns dos osteoblastos do osso alveolar ( por exemplo , ver revisão por Bosshardt e Schroeder, 1996 ). Apesar de alguns estudos sugerirem que alguns dos cementoblastos podem surgir a partir da bainha epitelial de Hertwig, bem como a partir do FD ( Zeichner-David et al. , 2003 ), outros estudos indicam que todos os cementoblastos surgem do DF ( Diekwisch, 2001 ).

Se as células FD estão sediferenciando em outros tipos de células do que os fibroblastos da LP, talvez sejam as células tronco dentro do FD que estejam formando esses outros tipos de células. Como é bem conhecido, as células tronco adultas a partir de uma variedade de fontes, têm a capacidade de se diferenciar em um número limitado de tipos de células ( isto é , eles são pluripotentes), enquanto que as células troncoembrionárias são totipotentes e provavelmente possuem a capacidade de se diferenciar em qualquer célula tipo que se originam a partir da endoderme, mesoderme, ou ectoderme.

As células-tronco parecem estar presente no FD dos dentes do siso humanos ( Morsczeck et al. , 2005 ) e no FD do rato ( Luan et al. , 2006 ).Em relação a a este último, os autores clonaram três linhas de células de FD, um dosquais provavelmente era dos fibroblastos do DF que formam o LP, outro que permaneceu indiferenciado, e um terceiro que exibiu comportamento de mineralização como revelado pela coloração de von Kossa. A injecção de células do folículo dental bovina em ratos imunodeficientes resultados na formação de cemento, como detectado pela proteína de ligação de anti-cemento ( Handa et al. , 2002 ). Maisrecentemente, um cementoblasto da linha de células progenitoras do FD bovino tem sido isolado e imortalizado.
Como vimos anteriormente, os objectivos do presente estudo foram três etapas: primeiro: as células tronco presentes no FD do rato são como aparentam ser no caso, em seres humanos, camundongos, e as vacas? Em segundo lugar, quais são as capacidades de diferenciação dessas células-tronco? Porexemplo, elas podem apenas se diferenciar em células derivadas da mesoderme, ou podem diferenciar-se em tipos de células que se originam a partir de outras camadas germinais? Terceiro, quais são as propriedades das células-tronco de tal forma que elas podem ser isoladas de forma eficaz e eficiente?

MATERIAIS E MÉTODOS
Estabelecimento de culturas de células do folículo dental do Rato....
tracking img