A importancia da ciencia para a filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a Importancia Da Ciencia Para a Filosofia
A IMPORTÂNCIA DA CIENCIA PARA A FILOSOFIA

.

A distinção entre a ciência e a filosofia, assim como a dificuldade de separa-las claramente ocupam asnossas escolhas pessoais e coletivas, assim resta então construirmos uma representação da reflexão ética sobre a ciência e a filosofia, para finalmente estudar a relação dessas duas instancia .
Foi noséculo x|x, que o ritmo do desenvolvimento cientifico e tecnológico cresceu. Em conseqüência disso a vida das pessoas sofreu grandes mudanças.Era a ciência que dava origem a novas invenções sobre amaneira pela qual a formação dos cientistas , os condicionavam em seus comportamentos individuais, familiar e social. O efeito que esse desenvolvimento teve ,foi a relação que a ciência teve com os sereshumanos,de tal maneira que esta passou a fazer parte das suas próprias vidas. É neste contexto que surge uma nova filosofia, o positivismo, seu fundador foi Auguste Conte (1798-1857).
O positivismodefende a idéia de que o conhecimento cientifico é a única forma de conhecimento verdadeiro ele é considerado pelo desenvolvimento total da inteligência humana sobre a ciencia.Auguste Conte pensa emter descoberto uma lei fundamental acerca do desenvolvimento do conhecimento humano. As principais concepções dessa lei passa por três estados sucessivos: o estado teológico ou fictício, o estadometafísico ou abstrato e o estado cientifico ou positivo.Eis como no livro,Curso de Filosofia Positiva, Auguste Conte destaca: “ Estudando assim o desenvolvimento total da inteligência humana nas suasdiversas esferas de atividades, desde o seu primeiro e mais simples desenvolvimento ate aos nossos dias , penso ter descoberto uma grande lei fundamental, a qual ele se encontra submetido por umanecessidade imaleável,e que me parece poder estabelecer-se solidamente, quer pelas provas racionais que o conhecimento da nossa organização nos fornece, quer pelas verificações históricas que resultam de...
tracking img