Tcc tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















a)










1 INTRODUÇÃO


O presente projeto de pesquisa será desenvolvido como Trabalho de conclusão do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Norte do Paraná. Essa pesquisa tem por objetivo realizar uma análise sobre o uso da tecnologia na educação tem sido um tema bastante polêmico, tendodespertado grande interesse, sobretudo naqueles que pretendem ter um curso superior, ou ter qualquer outro tipo de formação profissional. Educandos e educadores inteirados da importância da informática estão procurando se atualizar constantemente para que possam usufruir ao máximo dos recursos tecnológicos nos diferentes campos profissionais e da educação.
As Tecnologias daInformação e Comunicação são recurso bastante utilizados na Educação a Distância, que segundo Dhomen (1967) consiste em uma forma sistematicamente organizada de estudo em que o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, sendo que o acompanhamento e avaliação são levados a cabo por um grupo de professores; o que só é possível através da aplicação de meios de comunicaçãocapazes de vencer longas distâncias.
Considerando que a presença da tecnologia é uma realidade na educação e que a educação à distância tem sido uma modalidade bastante difundida e adotada, nestes tempos do terceiro milênio, optou-se por esta pesquisa que tem como tema a tecnologia na educação à distância e como objetivo analisar o conhecimento e utilização dos recursos daTecnologia da Informação e Comunicação – TIC –, pela pesquisadora do curso Superior de pedagogia a distância, de uma faculdade que tem um pólo funcionando na cidade de Montes Claros- Minas Gerais.
A escolha deste assunto para desenvolvimento deste trabalho de projeto TCC que atende um requisito parcial para conclusão do Curso de pedagogia nasceu a partir da convivência com pessoasque fazem curso a distância e da percepção de que apesar deste tipo de ensino-aprendizagem prever o uso de tecnologias diversas, muitos dos alunos não dominavam o uso do computador e da internet, recursos imprescindíveis para que a educação a distância realmente proceda como previsto.

Assim, a pesquisa se desenvolveu a partir da curiosidade desta pesquisadora emsaber se os acadêmicos de pedagogia conheciam e faziam uso dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação disponibilizados pelo curso a distância que freqüentam . A opção pelos acadêmicos do curso de pedagogia se deveu ao fato de que estes são, por formação, orientadores do processo ensino-aprendizagem nos diversos níveis educacionais existentes e para que possam aplicar e difundir osconhecimentos tecnológicos tanto na formação de outros educadores como no processo ensino-aprendizagem nos níveis mais elementares da educação escolar terão que dominar o conhecimento teórico e prático sobre estes recursos tecnológicos.
Esta pesquisa se direcionou em uma revisão bibliográfica e em um levantamento de dados, usando metodologia do tipo exploratório, através de livros, revistas , da própria internet entre outros. Os resultados da pesquisa são apresentados, realizada uma revisão de bibliografica sobre o tema "Tecnologia Educacional no Brasil". No segundo a revisão bibliográfica é sobre "Tecnologia em educação: Contribuições para o ensino-aprendizagem". Além de informação sobre a metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, são apresentados osresultados conseguidos na pesquisa com base nos livros , revistas e etc. As conclusões que a pesquisa permitiu chegar com relação à contribuição da tecnologia na aprendizagem dos acadêmicos do curso superior a distância.
Espera-se que os resultados desta pesquisa possam proporcionar o pensamento positivo da grande importância e abrangência das Tecnologias da...
tracking img