Tcc projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

LEANDER XAVIER AMARAL

PGP – IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE DESPOEIRAMENTO

Trabalho apresentado ao curso MBA em Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduação lato sensu, da Fundação Getulio Vargas como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Gerenciamento de Projetos.

ORIENTADOR: Prof. André Valle

Belo Horizonte Abril/ 2011

2

FUNDAÇÃO GETULIO VARGASPROGRAMA FGV MANAGEMENT MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O Trabalho de Conclusão de Curso PGP – IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE DESPOEIRAMENTO Elaborado por: Leander Xavier Amaral

e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGVManagement.

Belo Horizonte, 25 de Abril de 2011.

André Bittencourt do Valle Coordenador Acadêmico Executivo

Nome do Prof. Orientador

3

TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Leander Xavier Amaral, abaixo assinado, do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Turma GP18-BH do Programa FGV Management, realizado nas dependências da Bussines Institute – BI Minas, no período de 30/05/08 à04/12/10, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado PGP – Implantação de um Sistema de Despoeiramento, é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.

Belo Horizonte, 25 de Abril de 2011.

Leander Xavier Amaral

4

Dedicatória Dedico este trabalho a todos os professores, colegas do curso de Projetos da FGV, colegas de empresa e familiares.

5RESUMO.

Antes da década de 50 os projetos eram controlados utilizando-se basicamente os gráficos de Gantt, técnicas informais e ferramentas. No início dos anos 60, o gerenciamento de projetos foi formalizado como ciência. Em 1969 o Project Management Institue (PMI) inciou o desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento para servir aos interesses das mais diversas empresas. No complexomundo dos negócios as organizações começaram a enxergar o benefício do trabalho organizado em torno dos projetos, o volume de projetos e as mudanças no cenário mundial geram a necessidade de resultados mais rápidos, com qualidade maior e custo menor. Este trabalho visa a aplicação da metodologia de gerenciamento de projetos do PMI para um projeto real e complexo buscando maior efetividade na suagestão e como uma ferramenta de auxílio para o sucesso do empreendimento.

6

ABSTRACT

Before the decade of the 50 the projects were basically controlled using Gantt charts, and informal techniques and tools. In the early 60's, the project management was formalized as a science. In 1969, the Project Management Institute (PMI) started the development of a management methodology toserve the interests of diverse companies. In the complex world of business, organizations began to see the benefit of organized labor around the projects, the volume of projects and changes on the world stage need to generate results faster, with higher quality and lower cost. This work aims to apply the methodology of project management PMI for a real project and complex seeking greatereffectiveness in management and as a tool to assist the success of the enterprise.

7

AGRADECIMENTOS

Meus agradecimentos são para todos que contribuíram de certa forma para a conclusão deste trabalho em especial aos colegas de trabalho e de classe.

8

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................................................ 9 1.1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS ............................................................................................... 9 2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .................................................................................. 10 2.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS............................................................................................. 10 3. METODOLOGIA CIENTÍFICA...
tracking img