Tcc projeto literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC- PROJETO

PROJETO DE LEITURA


























PROJETO DA LEITURA

DESCOBRIR NOVOS HORIZONTES ATRAVÉS DA LEITURA




1-TEMA: A LEITURA DENTRO DA SALA DE AULA, UMA VISÃO SÓCIO-HISTÓRICA E CULTURAL.

2- JUSTIFICATIVAEste projeto se justifica na medida em que sentimos a necessidade de fazer com que a criança se interesse pela leitura, contribuindo para aumentar sua mentalidade, superar preconceitos e combater atitudes discriminatórias, e que por sua vez são finalidades que envolvem lidar com valores de reconhecimento mútuo, o que é tarefa não só da educação formal, mas da sociedade como um todo. Portanto, épreciso educar a criança para a leitura levando em consideração todos os aspectos envolvidos na sua formação, bem como, as atitudes que acontece no cotidiano da escola.

3- PROBLEMAS

Nota-se o desinteresse das crianças em ler, bem como não há incentivo para que isso aconteça. Percebe-se também um desrespeito as dificuldades culturais, bem como também uma orientação familiar, poisos pais deviam orientar e incentivar seus filhos á ler.

4 - OBJETIVO GERAL

O objetivo geral da pesquisa é de despertar e motivar a leitura como fonte de informação e desenvolver o conhecimento da leitura na sala de aula, dialogar com as crianças buscando saber o que a criança sabe e o que pensa sobre o assunto.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivosespecíficos é de promover diálogos sobre a importância e a necessidade de se ler. Incentivar a socialização através da leitura, apresentar leituras diferenciadas. Capacidade para prestar atenção e formular frase sobre o que se ouviu. Escrever corretamente e estimular e desenvolver a criatividade da criança. Promover o gosto pela leitura e desenvolver o raciocínio lógico matemático.

5- METODOLOGIAO projeto da leitura será desenvolvido a partir da leitura de textos significativos para as crianças no intuito de incentivá-las para a leitura procurando promover deste modo o gosto pela leitura, buscando assim, formar cidadãos críticos em relação à leitura.

A leitura precisa estar presente na sala de aula para que ela possa desempenhar papel cada vez mais importante na vida dosalunos, não só na vida escolar, mas também na vida fora da escola.

Sabe-se o quanto é importante a criança às histórias infantis para que ela possa expressar seus sentimentos e emoções num clima de muita responsabilidade e respeito mútuo, as crianças precisam de um mundo lúdico, mágico, cheio de encantos e emoções para despertar para a vida.

6- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Aleitura tem como finalidade à formação de leitores conseqüentemente a formação de escritores. A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos objetivos, do seu conhecimento no assunto. Por isso há uma necessidade maior de se trabalhar com a leitura, pois ouvindo e lendo textos à criança estará enriquecendo sua linguagem ampliandoseu vocabulário para o desempenho da escrita, estará divertindo-se com o mundo afetivo. Pois ao proporcionar uma aprendizagem abrangente a partir da leitura, o contar e ler histórias são um ato de amor e cria um momento de intimidade entre professor/aluno.

A certeza de que é através da descoberta do prazer de um texto que se adquire o hábito de leitura e de que essa descoberta se darámais facilmente na infância tem norteado os estudos teóricos da literatura destinada às crianças. É preciso que a criança tenha contato com o mundo da leitura. Importa que, enquanto ela não souber ler, alguém leia para ela e lhe revele o mundo que está “escondido nas letras”, para que ela descubra a finalidade e o prazer da leitura. Pais e professores têm um papel muito importante na formação de...
tracking img