Tcc pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ROSENI GOMES MACHADO

O PAPEL DO BRINCAR NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS

CURITIBA
2009
Identificação: Roseni Gomes Machado RU
Telessala 02
Tutoralocal: Rita de Cassia Osório Rosa Granelli
Estado: Paraná
Tema: O papel do brincar nas creches e pré-escolas

Problema: A presença de jogos e brincadeiras nas creches epré-escolas que trabalham com a educação infantil é mesmo essencial para o desenvolvimento integral dos alunos como um ser social, desenvolvendo aspectos físicos, intelectuais, morais e psicológicos?Objetivos:
• Objetivo Geral: Demonstrar como a presença de jogos e brincadeiras nas creches e pré-escolas pode auxiliar no desenvolvimento integral do aluno, facilitando seu processo de aprendizagem eajudando no seu desenvolvimento de forma integral.

• Objetivos Específicos
 Apresentar propostas de atuação dos profissionais que atuam em creches e pré-escolas a respeito dos jogos ebrincadeiras como facilitar do processo de ensino aprendizagem dos alunos.
 Dar subsídio aos professores de educação infantil a respeito do lúdico e de como este pode ser utilizado em sala de aula.
Oferecer aos professores sugestões de atividades lúdicas que podem ser trabalhadas na educação infantil.
 Demonstrar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil.

Justificativa:De acordo com o Referencial Curricular Nacional para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidasnas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencialcom aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é...
tracking img