Tcc libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC DE LIBRAS


A HISTÓRIA DE LIBRAS


Língua Brasileira de sinais (LIBRAS) vem da origem das linguagens dos sinais não se sabe exatamente quando as línguas de sinais se iniciaram, mas sua origem remonta as épocas anteriores aquelas em que foram sendo desenvolvidas as línguas orais. Uma pista para esta possibilidade das línguas de sinais terem se desenvolvido primeiro que as línguas oraisé o fato dos bebes desenvolverem a coordenação motora antes de se tornar capaz falar.
Com o decorrer dos anos após o desenvolvimento da linguagem oral as pessoas que se utilizavam das linguagens dos sinais eram as pessoas com problemas auditivos. Essas pessoas enfrentavam muita dificuldade, pois na época elas sofriam preconceito muito forte em questão de aprendizado, eram excluídas da sociedade,sendo proibidas de casar, possuir ou herdar bens e viver como as demais pessoas. Assim privadas dos seus direitos básicos, ficavam com a própria sobrevivência comprometida.

Durante anos sofreram muitas dificuldades e a partir do final do século XV a coisas começaram a mudar, apesar de não haver escolas para os surdos, pessoas como Girolamo Cardano tentou ensinar a pessoas ouvintes a linguagemde sinais e a linguagem escrita porem não obteve grandes resultados. Posteriormente Pedro Ponce de Leon, um monge Benedito espanhol que utilizava, além de sinais, treinamento da voz e leitura dos lábios. Nos anos seguintes, grandes professores se dedicaram-se a educação dos surdos e mudos, entre os grandes nomes estão: Ovide Decroly, Alexandre Graham Beel, Samuel Heinicke, Abbé Charles Michel eJuan Pablo Bonet. Eles divergiam quanto ao método mais indicado para ser dotado no ensino. Uns acreditavam que devia priorizar a língua falada conhecida como Oral Puro e outros que utilizavam a língua de sinais que já era conhecida pelos alunos e o método de fala que é o método combinado. Mas em 1880, no Congresso Mundial de Professores de Surdos (Milão - Itália), chegou-se a conclusão de que todosos surdos deveriam ser ensinados pelo Método Oral Puro.


O inicio da linguagem dos sinais no Brasil teve como principio a chegada do Eduard Huet que veio ao Brasil, a convite de D. Pedro II, para fundar a primeira escola de pessoas surdas no nosso país que ficou conhecida como “Imperial Instituto de Surdos e Mudos” (1857) e hoje conhecido com “Instituto Nacional de Educação de Surdos” (INES),que é mantido pelo governo federal, e que atende em seu Colégio de Aplicação. A partir de então, os brasileiros passaram a contar com uma escola especializada para sua educação e tiveram a oportunidades de criar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


No Século XX, aumentou o numero de escolas para surdos em todo o mundo; no Brasil surgiram, o Instituto Santa Teresinha para meninas surdasde (SP), a Escola Concórdia (RS), a Escola de Surdos de Vitória, o Centro de Audição e Linguagem “Ludovico Pavoni” (DF) entre outras, assim com o INES e a maioria das escolas de surdos do mundo, passaram a adotar o Método Oral.
Em 1994 passa-se a se utilizar abreviação LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), criada pela própria comunidade. Porem só foi reconhecido em lei a partir de 2002, com a leinº 10.436 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de comunicação e expressão.


O Conceito de LIBRAS.


A LIBRAS possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço. E pode ser classificada como comunicação não verbal, pois não utiliza a fala nem aescrita.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre...
tracking img