Tcc - hotelaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Desde os tempos mais remotos, as pessoas, quando em viagem, necessitavam de um lugar no qual lhes fossem fornecidas alimentação e um local seguro para repousar. Assim, surgiram as primeiras hospedarias, que desde então, não pararam de evoluir, e hoje, se tornaram em hotéis que valorizam cada vez mais o bem estar de seus hóspedes. Nosso trabalho aborda um hotel que recebe clientesque estão na cidade a negócios, sendo este um ramo da prestação de serviços, que apresenta um notável crescimento nos últimos anos, além da grande rentabilidade que proporciona aos investidores. Isso por causa do baixo custo operacional e das elevadas taxas de ocupação. O Hotel Canadá foi alvo de nossas pesquisas, onde foi feito um levantamento das suas áreas administrativas, operacionais e junto deseus clientes, onde de maneira simples e objetiva, abordarmos suas características, aspectos positivos e negativos na administração e, por fim, recomendações para uma melhor gestão do negócio.









ABSTRACT

Since the times most remote, the people, when in trip, they needed a place in which they were supplied to feeding and a local insurance to them to rest. Thus, the firstinns had appeared, that since then, had not stopped to evolve, and today, if they had become in hotels that more value each time the welfare of its guests. Our work approaches a hotel that receives customers who are in the city the businesses, being this a branch of the rendering of services, that a notable presents in recent years growth, beyond the great yield that it provides to the investors.This because of the low operational cost and of the raised taxes of occupation. The Canada Hotel was target of our research, where a survey of its administrative, operational areas was made and next to its customers, where in simple and objective way, to approach its positive and negative characteristics, aspects in the administration and, finally, recommendations for one better management of thebusiness.






























PROBLEMA

De que maneira uma má administração de um hotel pode influenciar na sua demanda?


JUSTIFICATIVA

Acreditamos que uma gestão ineficiente de um hotel pode afetar diretamente na sua demanda. Serviços oferecidos, instalações, localização, preço e administração são fatores que podem gerar descontentamento aohóspede, e assim, faz com que o mesmo não volte, além de não fazer boas referências sobre o hotel, a quem vier indicar um serviço de hospedagem. Escolhemos o Hotel Canadá, situado em Ribeirão Preto, para servir como base para nossos estudos. Analisamos toda sua infra-estrutura, sua organização, sua gestão e a opinião de seus hóspedes, para comparar com o qual achamos que deveria ser um serviço ideal dehotel. Buscaremos identificar aspectos positivos e negativos na gestão do hotel e, ao fim da análise, iremos propor sugestões para melhorar a administração do negócio, fazendo com que dessa forma, o hotel supere os altos e baixos suscetíveis ao mercado hoteleiro, de uma maneira que essas oscilações, gerem um impacto mínimo possível na demanda de hóspedes e, consequentemente, nas suas receitas.METODOLOGIA DE PESQUISA


A pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação e se desenvolveu de março a junho de 2010, através de estudo bibliográfico, caso e campo, sobre a gestão e a análise da demanda de hóspedes no Hotel Canadá em Ribeirão Preto. A coleta e análise de dados foram feitas através de entrevistas, questionários com perguntas descritivas e exploratórias. Os alvosde nossas entrevistas seriam: 1 funcionário responsável pelo hotel e, 10 hóspedes, com o objetivo de analisar a gestão, a organização, a infra-estrutura e, avaliar o perfil e a satisfação dos hóspedes.
Foi realizada com o funcionário entrevistado uma pesquisa totalizando 72 perguntas exploratórias, sendo 24 da parte administrativa, 34 de infra-estrutura e 14 sobre serviços oferecidos. Foram...
tracking img