Tcc flan de abacate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Existem relatos que comprovam que o abacate já era cultivado a milhares de anos atrás, sendo originário da América Central, espalhando-se pela América do Norte e do Sul e chegando ao Brasil somente no século XIX.

Os abacates são semelhantes, na forma, a “peitos de moças donzelas” e por outras que se assemelhavam a “testículos masculinos”. Diz a lenda que o nome doabacate na língua dos astecas era algo como ahuacatl, transformada, por aproximação sonora em “aguacate” em espanhol e abacate em português.

Com a chegada dos conquistadores que invadiram o México e Peru, o fruto já era cultivado pelos povos pré-hispânicos. Diz a história que os portugueses e os espanhóis se encantaram pela fruta que tinha formato estranho e cor verde escura.México é o maior produtor de abacate do mundo, onde é utilizado como ingrediente nas saladas misturado com tomates, verduras, cebolas picadas e temperado com azeite, maionese, sal, pimenta e servido com pães e em pratos salgados.

Relata-se que no Brasil, o abacateiro foi introduzido em 1809, vindo da Guiana Francesa (Simão, 1971). Antes disso, nos séculos XVI e XVII, a sua presença é incertae discutível (Teixeira, 1991).

No Brasil se propagou e acabou ganhando status de fruta de fundo de quintal, a abacaticultura teve grande desenvolvimento na década de 1970, devido aos incentivos do Governo Federal.

As variedades mais comercializadas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - CEAGESP, são a Geada e Fortuna, a quantidade de variedade dafruta é grande e entre elas estão, Fucks, Margarida, Ouro Verde, Breda e Quintal.

No estado de São Paulo a fazenda Jaguacy, em Bauru, é um dos maiores produtores do avocado, como são conhecidos os abacates tipo exportação da qualidade Hass e Fuerte, foi introduzido no país há mais de 35 anos.

Os primeiros registros que se tem da história do Flan são encontrados em receitas daRoma antiga. Essa mistura de leite e ovos, conhecido como pudim. A palavra flan é derivada do latim, "flado", que significa “bolo liso”, e tornou-se "flaon" em francês.
































CAPÍTULO I: HISTÓRIA DO abacate no mundo E NO BRASIL


1.1 O ABACATE NO MUNDO

A origem do abacate data em torno de 7.000 a.C e 5.000 a.C.,segundo alguns arqueólogos.

Os abacates são semelhantes, na forma, a “peitos de moças donzelas” e por outras que se assemelhavam a “testículos masculinos”. Diz a lenda que o nome do abacate na língua dos astecas era algo como ahuacatl, transformada, por aproximação sonora em “aguacate” em espanhol e abacate em português, que significa "testículo" em referência à aparência da fruta quandopendurado em uma árvore, logo foi associado a propriedades afrodisíacas e outros afirmam que a palavra asteca significa “manteiga que vem da madeira” devido a sua polpa ser macia.

O abacate espalhou-se para a América do Norte, América do Sul, chegando até a Amazônia, quando da chegada dos primeiros conquistadores espanhóis invadiram o México e o Peru, o fruto já era cultivado pelos povospré-hispânicos. Diz a história que os portugueses e os espanhóis se encantaram pela fruta que tinha formato estranho e cor verde escura.

No século XVI, abacates foram transportados para a Europa e partes da Ásia, hoje encontra-se abacate em todo o globo terrestre, desde que o solo seja fértil e o calor seja suficiente para seu desenvolvimento em outras partes do mundo.

Em 1672, W.Hughes, médico do Rei Charles II da Inglaterra, visitou a Jamaica e escreveu que o abacate era "uma das mais raras e prazerosas frutas da ilha. Dá energia e força ao corpo, fortalecendo o espírito".

A árvore mais antiga, plantada em 1879, ainda está de pé e pode ser encontrada na Universidade da Califórnia - EUA.

O México é o maior produtor de abacate do mundo. O abacate é...
tracking img