Tcc flan de abacate

3906 palavras 16 páginas
INTRODUÇÃO

Existem relatos que comprovam que o abacate já era cultivado a milhares de anos atrás, sendo originário da América Central, espalhando-se pela América do Norte e do Sul e chegando ao Brasil somente no século XIX.

Os abacates são semelhantes, na forma, a “peitos de moças donzelas” e por outras que se assemelhavam a “testículos masculinos”. Diz a lenda que o nome do abacate na língua dos astecas era algo como ahuacatl, transformada, por aproximação sonora em “aguacate” em espanhol e abacate em português.

Com a chegada dos conquistadores que invadiram o México e Peru, o fruto já era cultivado pelos povos pré-hispânicos. Diz a história que os portugueses e os espanhóis se encantaram pela fruta que tinha formato estranho e cor verde escura.

México é o maior produtor de abacate do mundo, onde é utilizado como ingrediente nas saladas misturado com tomates, verduras, cebolas picadas e temperado com azeite, maionese, sal, pimenta e servido com pães e em pratos salgados.

Relata-se que no Brasil, o abacateiro foi introduzido em 1809, vindo da Guiana Francesa (Simão, 1971). Antes disso, nos séculos XVI e XVII, a sua presença é incerta e discutível (Teixeira, 1991).

No Brasil se propagou e acabou ganhando status de fruta de fundo de quintal, a abacaticultura teve grande desenvolvimento na década de 1970, devido aos incentivos do Governo Federal.

As variedades mais comercializadas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo - CEAGESP, são a Geada e Fortuna, a quantidade de variedade da fruta é grande e entre elas estão, Fucks, Margarida, Ouro Verde, Breda e Quintal.

No estado de São Paulo a fazenda Jaguacy, em Bauru, é um dos maiores produtores do avocado, como são conhecidos os abacates tipo exportação da qualidade Hass e Fuerte, foi introduzido no país há mais de 35 anos.

Os primeiros registros que se tem da história do Flan são encontrados em receitas da

Relacionados