Biofisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFRJ Gabarito da 1a. Avaliação a Distância – 2012/2 Disciplina: Biofísica

Nome:_________________________________________________________________________

Pólo: _______________________________________________________________

Questão 1:
Diversos processos bioquímicos fundamentais a vida dependem de transformações de energia. Na contraçãomuscular, por exemplo, a energia química armazenada na molécula de ATP é convertida em energia mecânica (movimento). Agora analise as informações 1, 2 e 3 abaixo. Com base naquilo que você estudou atéagora, responda se essa conversão da energia química armazenada na molécula de ATP em energia mecânica é um processo endotérmico ou exotérmico? Justifique sua resposta indicando como a molécula de ATP écapaz de armazenar energia química.
1

Reações endotérmicas são as que se realizam com a absorção de energia e reações exotérmicas são as que se realizam com a liberação de energia.

2

3

Deuma maneira geral, o ATP é capaz de ceder grupos fosfatos com muita facilidade para praticamente todas as moléculas biológicas (há algumas poucas exceções, como a fosfocreatina). Isso ocorre por queo ATP possui um ∆G0 bastante negativo (∆G0 = – 30,5 kJ/mol). Por isso dizemos que a molécula de ATP “armazena” energia química.

Resposta: A conversão de energia química em energia mecânica se dápela hidrólise do ATP, que além da energia mecânica libera também energia em forma de calor. Portanto, esta reação é exotérmica. A molécula de ATP possui duas ligações fosfoanidrido que “acumulam”energia. Quando um grupo fosfato é transferido para outro composto e as ligações fosfoanidrido são quebradas, essa energia é liberada. Comentário: a resposta da pergunta estava nas informações dadas. Nainformação 1 temos que “reações exotérmicas são as que se realizam com a liberação de energia” . Na informação 2 temos que “a molécula de ATP “armazena” energia química” e na informação 3 vemos a...
tracking img