Tcc fernanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
FERNANDA APARECIDA DE LIMA PINTO RU: 571755

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PAULÍNIA
2012

Tema: “Psicomotricidade na Educação Infantil”.

Problema: Qual é a contribuição do professor para distúrbios de aprendizagem nas dificuldades motoras das crianças em idade pré-escolar?
Objetivo Geral: Ter como objetivo pesquisar sobre odesenvolvimento psicomotor e as contribuições do professor para distúrbios psicomotores.

Objetivos Específicos:
- Realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema psicomotricidade;
- Refletir sobre a importância do trabalho de psicomotricidade especialmente para crianças da Educação Infantil;
- Apresentar alguns dos distúrbios de aprendizagem mais comuns, decorrentes de distúrbios psicomotores.Justificativa:
A presente pesquisa visa apresentar um trabalho a respeito da psicomotricidade na Educação Infantil. A psicomotricidade em si possui um papel importante na educação das crianças, ela contribui para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora no processo de aprendizagem, é também um processo de construção do conhecimento, favorecendo odesenvolvimento da sensibilidade, criatividade, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização contribuindo para uma consciência corporal e de movimento.
Por este motivo o trabalho psicomotor é um fator que contribui com o desenvolvimento, pois as crianças estão em contato com ele desde que nascem, onde adquirem cada vez mais controle sobre o seu próprio corpo e se apropriam daspossibilidades de interação com o mundo o qual estão inseridas. São inúmeras as possibilidades de movimento (engatinhar, caminhar, manusear objetos, saltar, correr, brincar sozinha ou em grupo) que uma criança pode experimentar, possibilita uma linguagem que a permite agir sobre o meio físico e atuar sobre este de maneira significativa. As pessoas engajadas na Educação Infantil perceberam: “anecessidade das atividades de Movimento para as crianças”. No entanto, muitas vezes isto se restringe a brincadeiras nos aparelhos do parque, jogos de correr, brincadeiras livres nos espaços internos e externos da escola e brincadeiras de rua, todas elas permeando o objetivo de recreação. Mello (1996. pg.124) ressalta que:
[...] É importante que o aspecto lúdico seja desenvolvido nas crianças, com afinalidade de recrear-se. Entretanto, os objetivos do componente curricular “Movimento” para a Educação Infantil não podem resumir-se na visão de recreação.

Ao analisar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é possível verificar que o Movimento é, ainda, concebido em uma visão orgânica. Onde Mello (1996. Pg. 128) destaca:
[...] As capacidades de ordem física estão associadas àpossibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao autoconhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento com segurança. As capacidades cognitivas estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problema,

É como se o movimento estivesse relacionadoapenas ao corpo, e o pensamento não fizesse parte dele. E isso esta presente nos objetivos de toda a proposta de Educação Infantil, tanto de zero a três anos, como para quatro a seis anos. Entretanto, a Educação Física que vem sendo discutida atualmente, como já fora citado, não tem como único objetivo o desenvolvimento das habilidades e capacidades físicas, ela tem como foco enquanto componentecurricular educar a criança para a vida, desenvolvendo habilidades necessárias para a inserção desta criança nos diferentes ambientes da sociedade.
Ainda que os objetivos educacionais apresentados no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998),privilegiem a ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas...
tracking img