Tcc estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Nos últimos anos, pesquisas científicas modificaram conceitos no tratamento das queimaduras. O queimado é um paciente especial, com uma fisiopatologia própria, influenciada por toxinas e imunossupressão, o que faz com que o profissional não familiarizado com esse tipo de lesão muitas vezes encontre dificuldades em tratá-lo (SERRA, 2004).
Viver mais e com saúde éhoje uma preocupação que inclui todos os segmentos da sociedade, principalmente no que diz respeito a pessoas que sofrem algum tipo de acidente. É de mera importância do processo de humanização, além da responsabilidade de proporcionar através da estética, o bem-estar e a auto-estima de pacientes que sofreram um processo de queimadura (STANLEY, 2001).
Uma lesão por queimadura resulta datransferência de energia de uma fonte de calor para o corpo. A fonte de calor pode ser térmica, química ou elétrica. Na estrutura da pele distingue-se uma camada epitelial, epiderme, a camada celular mais superficial que reveste a derme e com ela constitui a pele. Os tipos celulares encontrados na epiderme são: queratinócitos, melanócitos, células de Langherans e células de Merkel. Os queratinócitossão as células mais numerosas da epiderme cuja função é a queratinização (GUIRRO, 2007).
As células epidérmicas começam na camada basal e gradualmente se dirigem para a superfície, à medida que as células se aproximam da superfície, sofrem queratinização e se achatam, deixando uma pequena camada de fibras de queratina na superfície, a qual proporciona uma barreira protetora contra a invasãobacteriana e perda de líquido. As células epiteliais revestem não somente a camada da epiderme, mas também os folículos pilosos e as glândulas sudoríparas que se aprofundam na derme (STANLEY, 2001).
O processo de reparação tecidual dependerá de vários fatores, como: local, extensão e profundidade da lesão. A queimadura faz com que o indivíduo fique com o sistema imunológico prejudicado, alémde causar repercussões sistêmicas, fazendo com que a cicatrização demore ainda mais principalmente em grandes queimados (FERREIRA, 2004).
Grande progresso foi feito no cuidado tecnológico e farmacológico do paciente queimado. As duas últimas décadas testemunharam um declínio significativo no número de queimaduras e de hospitalização. O tamanho médio de uma queimadura é de aproximadamente14% da área da superfície corporal total. Apesar da dramática redução na incidência, uma queimadura aguda constitui a terceira causa principal de morte em crianças entre 1 e 9 anos de idade, e é a quinta causa principal de morte no restante da população. Estima-se que ocorram 4.500 mortes por incêndio e queimaduras por ano (SERRA, 2004).
A qualidade do atendimento dos profissionais éfundamental para que se preste assistência ao paciente portador de queimaduras, para alívio, recuperação e prevenção de seqüelas físicas e emocionais. Cabe ao profissional a assistência dos cuidados na fase reestabilização física e psicológica do paciente, como também as necessidades psicológicas da família, pois as queimaduras geram respostas emocionais variáveis (SMELTZER, 2005).
Na maioria doscentros médicos o foco da reabilitação de indivíduos com seqüelas de queimaduras está baseado no tratamento das limitações funcionais que afetam as atividades diárias. Os cuidados relacionados à aparência estética estão colocados em segundo plano. Depois de estabelecidas as funções vitais e finalizados os procedimentos cirúrgicos mais importantes, resta-nos ouvir de nossos pacientes a seguintepergunta: “Quando minha pele voltará ao normal?”. Por muitos anos, os pacientes receberam como resposta a angustiante frase: “Infelizmente, não tenho mais nada a fazer por você” (ROSE, 2008).
Intrigante era perceber que não se sabia qual o produto mais adequado para higienizar a pele queimada, nem o creme mais correto, nem mesmo a importância da utilização de filtros solares. Os pacientes, sem...
tracking img