Tcc ensino de lp em uma escola esp. para surda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE LETRAS

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA ESPECIAL PARA SURDOS

Vanessa de Oliveira Dagostim

Professor Orientador

Dr. Pedro de Moraes Garcez

Porto Alegre, junho de 2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE LETRAS

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA ESPECIAL PARA SURDOSMonografia apresentada ao Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em Letras – Português e Espanhol.

Vanessa de Oliveira Dagostim

Professor Orientador

Dra. Pedro de Moraes Garcez

Porto Alegre, junho de 2005

Uma das canções mais célebres da cultura nacional versa “eu tenho tanto para lhe falar, mascom palavras não sei dizer...” Portanto, dedico esse estudo a todos aqueles que colaboram para que todos aprendam a dizer aquilo que guardam dentro de seu coração.

AGRADECIMENTOS

O principal alvo dos meus agradecimentos por este trabalho, com certeza, é DEUS, que semeou em mim desde cedo o desejo por conhecer mais sobre o mundo dos surdos, me proporcionou vida e força necessárias paraa realização deste, que representa para mim o começo de um sonho, e colocou no meu caminho pessoas tão especiais e necessárias para este pequeno empreendimento.

Ao professor Dr. PEDRO DE MORAES GARCEZ, pela sua sensibilização, disposição, orientação impecável, confiança e empenho a mim dedicados, indispensáveis para que esse estudo fosse possível, minha “guarida” acadêmica no Institutode Letras.

A

toda

a

equipe

do

corpo

docente

da

ESCOLA

DE

ENSINO

FUNDAMENTAL ESPECIAL PARA SURDOS VITÓRIA, especialmente à Diretora MARI e à Professora MARICLÉIA, que muito colaboraram para a realização deste trabalho, me motivando ainda mais a seguir esta tão fascinante carreira, e aos alunos da oitava série que dedicaram paciência e carinho a mim.

Àscolegas MARIANA KLIEMANN CHAGAS, CAMILA DA GAMA ETTRICH, MELIANA CALDAS AYALA e VIRGÍNIA SITA FARIAS, pela presença, companheirismo, amizade, acolhida, apoio e exemplos de dedicação demonstrados ao longo do Curso de Graduação.

A todos os meus amigos que sempre estiveram a meu lado, orando por mim e sendo meu suporte quando desanimada ou cansada pelas atividades acadêmicas, especialmentea ANDRESSA, ADRIANA, PATRÍCIA, LAURA, CRISTIAN,

FERNANDO, CARLOS e RAFAEL.

À minha amada família, ROSILÉIA, JÚNIOR, e LOURIVAL, pelo apoio, criticas, sugestões, compreensão, empréstimos de quarto, computador, e tudo mais que permitiu o aprimoramento deste trabalho.

v

SUMÁRIORESUMO...................................................................................................................................... 06 Uma jornada pelo mundo dos surdos através da educação..................................................... 07 1 – O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS ............................................ 10 1.1 – Concepções de Educação de Surdos......................................................................... 10 1.2 – Língua Portuguesa paraSurdos ................................................................................ 13 1.3 – Alfabetização e Letramento dos Surdos ................................................................... 14 1.4 – O Papel da LIBRAS no Ensino de LP/S................................................................... 16 1.5 – A escrita de sinais e a descontinuidade no processo de alfabetização dossurdos.... 19 2 - UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECIAL PARA SURDOS ................................................ 21 2.1 – A Vitória ................................................................................................................... 21 2.2 – A Professora.............................................................................................................. 23 2.3 – Os Alunos...
tracking img