Tcc em redes linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFININDO SUCESSO EM PROJETOS
Norberto de Oliveira Almeida (UFF) norbertoalmeida@globo.com José Rodrigues de Farias Filho (UFF) rodrigues@labceo.uff.br
A disciplina de Gerenciamento de Projetos vem sendo adotada amplamente nos últimos anos por empresas do mundo inteiro e as empresas tem feito altos investimentos em pesquisa, treinamento e consultoria na área de gestão de projetos visandottrazer benefícios para as organizações que precisam criar vantagens competitivas no mercado de alta competitividade e alcançar os seus objetivos estratégicos de negócio. Estudos dos principais autores mundiais mostram diversas formas diferentes de definir sucesso nas organizações. No Brasil, o Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos dos capítulos do PMI de 2009 mostra que no cenárionacional, a grande maioria das empresas investigadas não possui um processo para avaliar se estão alcançando os objetivos de negócio esperados com os investimentos em gerenciamento de projetos. O objetivo final deste artigo é demonstrar diversas formas de definir sucesso em projetos, apoiando desta forma as empresas na definição do sucesso em seus projetos, o que facilitará o processo de avaliação doalcance dos benefícios esperados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica a partir de um referencial teórico dos principais periódicos e principais referências mundiais na respectiva área.
Palavras-chaves: estratégia de projetos, gerenciamento de projetos, sucesso, sucesso em projetos
XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção:competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente.
São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro de 2010.
2
1. Introdução
A disciplina de Gerenciamento de Projetos vem tomando importância crescente nos últimos 15 anos e sua utilização esta cada vez maior nas empresas em todo o mundo. Segundo Kerzner (2006), a estrutura tradicional é altamente burocrática e a experiência tem mostradoque ela não pode responder suficientemente rápido às mudanças ambientais que vem ocorrendo. A estrutura tradicional deve ser substituída pelo gerenciamento de projetos, que é relativamente moderno e caracterizado por métodos de reestruturar o gerenciamento e adaptar técnicas especiais de gerenciamento, com o objetivo de melhor controlar o uso dos recursos existentes.
Para Shenhar e Dvir (2007), osprojetos são uma poderosa arma, iniciada para criar valor econômico e vantagem competitiva nas empresas.
Segundo Kendall e Rollins (2003), projetos são criados para trazer benefícios para a organização. O benefício pode vir do aumento ou criação de novas receitas (novos produtos ou serviços), da redução de algumas despesas operacionais, ou reduzindo ou aumentando o retorno de algunsinvestimentos.
Atualmente, o gerenciamento de projetos está relacionado com a competência estratégica e pode melhorar significantemente a competitividade futura das organizações. Segundo Srivannaboon (2006), o reconhecimento da importância estratégica do gerenciamento de projetos no mundo corporativo está acelerando rapidamente e uma das razões para isto pode ser a forte crença dos líderes de negócio quealinhar o gerenciamento de projetos com a estratégia de negócios pode aumentar significantemente o alcance dos objetivos organizacionais, da estratégia e da performance.
No cenário atual de alta competitividade e grandes clientes, é cada vez mais importante o gerenciamento profissional de projetos nas empresas para que os resultados estejam integrados com as estratégias de negócio e, assim, possamter melhores resultados.
O Project Management Institute (PMI), através de uma iniciativa envolvendo diversos capítulos no Brasil, vem fazendo anualmente um Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos em conjunto com diversas importantes empresas e instituições do país desde 2003. O resultado de 2009 contou com 300 empresas participantes, de 12 setores segmentados de diversos estados do...
tracking img