Tcc eletrotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A NOVA DESORDEM MUNDIAL
Bem vindos à nova desordem mundial. Israel esta em guerra como Hesbollah, um movimento político no Líbano e grupo terrorista fora dele, financiado pelo Irã e pelo próprioLíbano.
Dentre dos países do G8, a Rússia tem as relações mais estreitas com a Síria (à qual fornece armas) e como Irã. A China e as principais potências européias também estão de olho nos acontecimentosdo Oriente Médio.
Bem vindos a a nova desordem multipolar mundial. Essa nova era é resultado de três tendências:
- A primeira diz respeito à ascensão de países como a China, o Brasil, a Índia e aRússia, cujos recursos energéticos competem com outras potencias tradicionais como os EUA, a Inglaterra, por exemplo;
- Em segundo lugar o poder crescente de atores não estatais como o Hezbollah, oHamas, a Al qaeda, ongs como o Greenpeace e ainda as grandes corporações, energéticas e farmacêuticas, além do crescimento de outras religiões, principalmente o Islamismo.
- Em terceiro, as mudanças naprópria moeda do poder, avanços das tecnologias com potencial violento, permitem que pequenos grupos consigam desafiar Estados, seja pilotando aviões, disparando míssil, explodindo bombas ou lançandogases mortíferos em metrôs.
O efeito dessas tendências é diminuir op poder das potencias ocidentais, principalmente dos EUA, uma realidade poço notada por boa parte da população mundial.Historicamente, o surgimento de novas potencia disputando posições, aumentou a possibilidade de violência, o mesmo acontecendo com a autoridade do Estado. A geopolítica da Ásia no século XXI pode ser comparadacom a da Europa do século XIX, com potencias regionais lutando pela hegemonia, usando a guerra como continuação da política. A proliferação nuclear, de armas de destruição em massa, é um dos maioresperigos do nosso tempo. Ela esta no topo, junto com o aquecimento global, e não estamos prontos para lidar nem com um nem com o outro. Os atuais acontecimentos geopolíticos no oriente médio, em...
tracking img