Tcc de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4044 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RECUPERANDO A AUTO-ESTIMA DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TEODORO RODRIGUES

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido com foco no fator baixa auto-estima dos alunos no processo ensino-aprendizagem, voltado em específico para crianças da primeira e segunda fase do Ensino Fundamental. Para desenvolvê-lo, parti-se da hipótese da ausência de estímulo dos alunos aos estudos e a deficiência doplanejamento das aulas, seqüenciado pela a ausência de conhecimento da vida social dos alunos. Desta forma foram realizadas atividades que trouxesse esse conhecimento, através de pesquisa em ação no projeto de intervenção, e analises em referenciais que esclarece os fatores que levam a baixa auto-estima, possibilitando o conhecimento de sua origem, assim como verificando a relação do professor e dafamília neste processo. Com base neste estudo, foi realizada uma pesquisa, através de questionário, direcionada aos professores e pais de alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, Escola José Teodoro Rodrigues, localizada na cidade de Colinas do Tocantins. Com base nestes conhecimentos e resultados, foram propostas alternativas para estimular a auto-estima dosalunos, tais como: O direcionamento às necessidades práticas da sobrevivência, cada vez mais acirrada e competitiva nos dias de hoje; a importância da conscientização pedagógica destas necessidades e do acompanhamento personalizado de cada aluno pelo professor, de forma a poder direcioná-lo adequadamente e ainda, a importância de colocar ações no PPP da escola dissemine esta visão. O acompanhamentopersonalizado permite detectar tempestivamente qualquer alteração comportamental do aluno, possibilitando a tomada de medidas preventivas de apoio e resgate do aluno detectando o excesso de cobrança com relação à sua capacidade, muito freqüente no meio familiar e às vezes também no educacional.

Palavra Chave: Auto-estima, entusiasmo, relacionamento professor /aluno.

INTRODUÇÃOEste artigo tem como temática central o resgate a auto - estima dos alunos, no processo ensino-aprendizagem. A problemática da pesquisa realizada consistiu em descobrir possibilidades para tornar a auto - estima dos alunos um estímulo ao hábito de estudar. É resultado de uma pesquisa feita com a finalidade de estudar as causas da baixa auto-estima dos alunos da Escola Municipal JoséTeodoro Rodrigues . Dessa forma procurou-se metodologicamente desenvolver um trabalho, através de entrevista, onde foi feito um levantamento para se saber a real situação dos alunos e de suas famílias. Detectaram-se as seguintes problemáticas: A má estrutura familiar, pois aproximadamente 70% não convivem com uma família, como: Pai, mãe e irmãos juntos, ocorrendo também, constrangimentos emrelação à moradia e a sobrevivência. Ainda neste quadro percebeu-se o sentimento de medo e insegurança. Em algumas falas dos pré-adolescentes e adolescentes entrevistados, observou-se que eles não se expressam com clareza, se sentem desencorajados na escola, sem vontade de estudar, fisionomias tristes, aborrecidos, aparece também em algumas falas a violência sutil.

O fatorauto-estima no ser humano está sujeito a algumas necessidades e, conforme Nathaniel Branden ed.2001, a auto-estima é formada no processo de desenvolvimento do ser humano de forma que quanto melhor a estruturada a auto-estima, melhor a capacidade de se lidar com os percalços da vida, tem sua origem nas necessidades primárias. Uma vez satisfeita estas necessidades, o ser humano passa a buscar as seguintes.A criança por estar em formação apresenta um quadro de auto-estima adaptado a este conceito, sendo necessário que os seus responsáveis compreendam os estímulos que a motive o aprendizado, devendo ainda entender que o seu comportamento pode variar de acordo com o meio em que vive.

Parte-se do pressuposto de que a baixa auto-estima interfere negativamente no processo de...
tracking img