Tcc auditoria em enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM PEDRO II

LEONARDO MARTINS DA SILVA OLIVEIRA
NATÃ DANTAS LIMA
PAULO ROBERTO DE SANTANA

Auditoria: O papel do enfermeiro no controle de glosas.

Salvador – Ba
2011

LEONARDO MARTINS DA SILVA OLIVEIRA
NATÃ DANTAS LIMA
PAULO ROBERTO DE SANTANA

Auditoria: O papel do enfermeiro no controle de glosas.

Projeto de Pesquisa apresentado para obtenção do título degraduação em Enfermagem sob orientação da Prof. Tânia

Salvador – Ba
2011

LEONARDO MARTINS DA SILVA OLIVEIRA
NATÃ DANTAS LIMA
PAULO ROBERTO DE SANTANA

Auditoria: O papel do enfermeiro no controle de glosas.

Trabalho apresentado para a obtenção do título de Graduação em Enfermagem, realizado pela Faculdade Dom Pedro II.

Aprovado em ___/___/___.______________________________________________
Professor corretor - Titulação

Salvador-Ba
2011

Dedicamos este trabalho a todas as pessoas que de alguma forma contribuiram para a construção desta obra.
Dedicamos também ‘...a todas as pessoas que, com flores, ou até mesmo com espinhos, têm conspirado direta ou indiretamente para
a realização dessa nossa incansável vontade de chegar aser...”

Agradeçemos a Deus, fonte vigorosa de amor e coragem sempre presente em nossas vidas, fortalecendo-nos de forma a enfrentar os desafios inerentes ao crescimento pessoal e profissional.
A nossa família por compreenderem que nossa ‘ausência” durante o período do curso era necessário para que pudéssemos estar cada vez mais juntos, unidos pelo desejo de proporcionar a quem se ama aoportunidade de buscar fazer aquilo que se gosta.
Aos professores, por terem proporcionado durante as aulas momentos inesqueciveis de troca de conhecimentos e por buscarem sempre valorizar o nosso ‘saber e experiência”, incorporando a estes teorias que ajudaram a repensar a nossa prática.

‘Não basta saber, é preciso também aplicar.
Não basta querer, é preciso também agir”.
(Goeth)

INTRODUÇÃOA auditoria de enfermagem é um processo educativo onde os profissionais prestam uma assistência de qualidade, respeitando os protocolos e contribuindo de forma eficaz e eficiente para a receita da instituição.
É uma sistemática que tem como foco a retroalimentação dos processos que envolvem toda a equipe multidisciplinar e como consequência a diminuição das glosas sinalizadas pelasfontes pagadoras.
Segundo George Gray Ward, nos Estados Unidos, em 1918, no qual foi verificada a qualidade da assistência médica prestada ao paciente por meio dos registros em prontuário.
Com o aumento da competitividade entre os serviços hospitalares encarecedores e a preocupação em minimizar seus custos foi imprescindível a atuação de profissionais qualificados nesta área, o queexigiu também uma visão econômica e contábil de forma, a operacionalizar o processo de auditoria e conhecimentos específicos de cobrança, cumprindo as normas exigida pela ANS (Agencia Nacional de Saúde) no âmbito privado e Ministério da Saúde no seguimento governamental.
RIOLLINO (2003) Diz que, atualmente, a auditoria tem desempenhado um importante papel às instituições hospitalares,especialmente no âmbito financeiro-comercial, avaliando consumos e cobranças realizadas pela instituição, podendo agir como membro da própria instituição ou representante de fontes pagadoras.
A auditoria de Enfermagem apresenta crescente inserção no mercado de trabalho, tanto às atividades voltadas a área contábil como as voltadas à qualidade, sejam de serviços, documentos ouprocessos. O que se busca atualmente é a auditoria da qualidade da assistência, com redução de custos, agregando os valores financeiros aos valores qualitativos. Esta qualidade pode ser descrita como a adequação de um produto/serviço às necessidades de uso da clientela, além da satisfação às expectativas e exigências de usuário/cliente. (RIOLLINO,2003).
KURCGANT (1991), disse que a auditoria em...
tracking img