Tcc aeroportos

Páginas: 16 (3832 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2012
FACULDADE ASSIS GURGACZ FERNANDO MARCA MAGALHÃES

ANÁLISE TÉCNICA DO PROJETO DE AMPLIAÇÃO E DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO. PROJETO TÉCNICO: AERÓDROMO DE CASCAVEL – PR

CASCAVEL - PR 2012

FACULDADE ASSIS GURGACZ FERNANDO MARCA MAGALHÃES

ANÁLISE TÉCNICA DO PROJETO DE AMPLIAÇÃO E DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO. PROJETO TÉCNICO: AERÓDROMO DE CASCAVEL – PR

Trabalho apresentado para obtenção dotítulo de bacharel em Engenharia Civil da Faculdade Assis Gurgacz.

Professor Orientador: Izan Gomes de Lacerda

CASCAVEL - PR 2012

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais, irmão, professores e colegas, agradeço todo o incentivo, parceria, dedicação e entusiasmo.

AGRADECIMENTOS

A Deus, meu grande amigo, amparador, que me deu forças para poder viver este momento. A meuspais Erotides, Jovilde e meu irmão, Eng. Rodrigo pela confiança, incentivo e apoio depositados em mim durante toda minha vida de estudante e pelo amor, carinho e compreensão da minha ausência. Ao professor Eng. Izan Gomes de Lacerda pelo tempo dedicado com tanta paciência na orientação deste trabalho, pela oportunidade e principalmente por sua amizade. Aos colegas da faculdade FAG, em especialpara Edevam, Júlio e Eng. Diego Della Justina do Geolab da Unioeste, pelo apoio prestado, amizade e companheirismo. Ao Cettrans, DER, Unioeste e todos os seus funcionários pela atenção e disponibilidade, em especial Eng.ª Arlete e Leonardo Dalla Valle aspirante a engenheiro. E a todos que contribuíram para a realização deste trabalho.

RESUMO Estudo de caso sobre o aeródromo de Cascavel, sobreas condições de operação atuais e as interferências que podem ser causadas na segurança e na eficiência de operação em relação a sua atual implantação e as declividades encontradas no pavimento para o pouso e decolagem das aeronaves. Utilizou-se para os levantamentos equipamento topográfico GPS (Global Positioing System), foram analisadas as declividades longitudinais e transversais emcomparação com o projeto executivo, a implantação da pista atual em relação aos ventos predominantes e a altitude do ponto de referência. Para o embasamento e referência foram utilizadas as normativas do ICAO (International Civil Aviation Organization) em maior relevância o ANEXO XIV – Aerodromes. Como resultados foram encontradas declividades transversais deficientes inferiores ao recomendado pelo ICAO eaté constatação de declividades negativas. Neste caso houve divergência do projetado em relação ao executado e a comprovação da falta de estudos preliminares dos ventos predominantes desde a época da implantação do atual aeródromo. PALAVRAS-CHAVE: aeródromo, declividade, vento predominante.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1: Construção doaeroporto.........................................................................23 FIGURA 2: Conclusão das obras...............................................................................23 FIGURA 3: Dimensões Boeing 737-700....................................................................29 FIGURA 4: Ábaco Boeing 737-700............................................................................35 FIGURA 5: Declividadetransversal............................................................................38 FIGURA 6: Alternativa 1.............................................................................................39 FIGURA 7: Alternativa 2.............................................................................................39 FIGURA 8: Alternativa3.............................................................................................39 FIGURA 9: Orientação da Pista.................................................................................41 FIGURA 10: Base e ponto estático............................................................................47 FIGURA 11: Coleta na Cabeceira 15.........................................................................48 FIGURA 12: Foto da Cabeceira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aeroportos
  • Aeroporto
  • Aeroportos
  • aeroportos
  • Aeroporto
  • aeroportos
  • Aeroportos
  • aeroporto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!