Resenha livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do livro “O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança”

Este livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, casado e pai de dois filhos.Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia amesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.
Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa por falta de tempo e a insubordinação de seus filhos, John começa aver que nem tudo estava como planejara. Diante disso, sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro/momento de reflexão, num pequeno erelativamente desconhecido mosteiro
John resistiu o quanto pode, mas uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo (muito bem sucedido), ser umdos frades do local e também o receio de perder sua família, decidiu ir. Ao chegar foi recepcionado por padre Peter, e ao indagar sobre a programação descobriu que Len Hoffman seria responsável pelocurso de liderança, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Len tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.
Existem alguns personagens secundários, como o seu colega de quarto, o militar eoutras três mulheres que se tornam essencial no transcorrer da história, para mostrar o poder da liderança.
Durante as aulas ministradas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder eautoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dosquais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve...
tracking img