Tcc adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JÉSSYCA DAYANNE GOES GARCIA











SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE UMA EMPRESA PRODUTORA DE REFRIGERANTE















Universidade Católica Dom Bosco – UCDB
Campo Grande – MS
Dezembro/2011

JÉSSYCA DAYANNE GOES GARCIA











SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REFLEXÃO SOBREA PRÁTICA DE UMA EMPRESA PRODUTORA DE REFRIGERANTE


Relatório Técnico Final apresentado como requisito para a conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de Administração, 8º semestre, da Universidade Católica Dom Bosco, sob a orientação do Prof. Me. Ricardo Alexandre Martins Garcia.







Universidade Católica Dom Bosco – UCDBCampo Grande – MS
Dezembro/2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 A organização e seu diagnóstico 6
2.1.1 A história da Coca-Cola no mundo 6
2.1.2 A história da Coca-Cola no Brasil 7
2.1.3 Coca-Cola FEMSA Campo Grande/MS 9
2.1.4 O diagnóstico 10
3 REVISÃO DA LITERATURA 17
3.1 Responsabilidade Social 17
3.2 Marketing Social 20
3.3 DesenvolvimentoSustentado (DS) e Marketing Verde 21
4 APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS 27
4.1 Projeto Coca-Cola para uma sociedade mais verde 27
4.2 Projeto Recicle 27
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
6 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 30


INTRODUÇÃO



Os grupos de interesse de uma empresa (os stakeholders) buscam manter vínculos econômicos com organizações que sejam éticas, que tenham boa imageminstitucional no mercado e que suas atividades se norteiem de maneira social e ecologicamente responsável. Graças às normas, regulamentações e leis impostas por governos e grupos ambientalistas, hoje os stakeholders podem exigir produtos ou serviços que cumpram com os normativos ambientais e, por sua vez, esse posicionamento, faz com que as empresas se adequem ao mercado consumidor.
Diante dessasmudanças ambientais, o Marketing Verde surge estabelecendo uma integração entre a empresa e o mercado consumidor, fazendo com que esse último se interesse por consumir produtos ou serviços que sejam ambientalmente corretos. Tendo em vista o aumento da preocupação com o meio ambiente, por parte das empresas e sociedade, esse trabalho foi desenvolvido tendo como foco uma empresa fabricante de bebidas,a Coca-Cola FEMSA situada na cidade de Campo Grande/MS.
O trabalho tem por objetivo analisar se a Coca-Cola FEMSA da unidade de Campo Grande realmente está empenhada com a questão ambiental, verificar as ações ambientais que ela desenvolve e até que ponto essas ações servem de benefício à comunidade e à própria empresa, identificando pontos de melhoria e sugerindo mudanças que objetivamtransformações benéficas tanto para a organização quanto para a comunidade vizinha.
A estrutura inicial deste relatório foi desenvolvida da seguinte maneira: apresentação da história da companhia, desde a criação da marca até a fundação da unidade em Campo Grande, o levantamento das políticas de Gestão Ambiental adotadas pela empresa e os programas ambientais por ela desenvolvidos. Nodesenvolvimento foram estudadas três temáticas importantes: Responsabilidade Social, Marketing Social, Desenvolvimento Sustentável e, por fim, o Marketing Verde. Na conclusiva são apresentadas as propostas que visam melhorar o desempenho da companhia com relação às questões ambientais.
Os resultados obtidos com o estudo foram satisfatórios e demonstraram que a unidade de Campo Grande está apta aingressar em um mercado de transparência ambiental e está comprometida em assegurar a responsabilidade de interagir e preservar os ambientes ecológicos e os recursos naturais. A ratificação dessa conclusão pode ser verificada por meio do normativo ISO 14001 concedido a empresa, que é a norma responsável por ressaltar a proteção ao meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO



1 A organização e...
tracking img