Tca785

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transformadores

Os transformadores são equipamentos amplamente empregados nos sistemas de transmissão de energia elétrica e em aparelhos eletro-eletrônicos de uso geral. Nas linhas de transmissãoos transformadores são utilizados para aumentar a tensão elétrica fornecida pela usina geradora e para diminuir a tensão das linhas de transmissão para os pontos de consumo. A utilização dotransformador em equipamentos eletro-eletrônicos geralmente é realizada para diminuir ainda mais a tensão disponível na rede de energia para valores compatíveis com a tensão de trabalho destes equipamentos.
Umtransformador é constituído, basicamente, de uma parte ativa e uma parte complementar.
Parte ativa
Compreende o núcleo que pode ser constituído de material ferro-magnético, ferrite ou ainda ar eas bobinas que enrolam o núcleo. Para que haja um funcionamento eficaz é necessário que seus componentes sejam prensados e devidamente calçados a fim de suportarem as diversas condições ambientais asquais são submetidos.
Os enrolamentos são constituídos de fios de cobre de seção retangular ou circular e isolados com esmalte ou papel.
Acessórios complementares
Tanque: Serve de invólucro para aparte ativa e do líquido isolante. Nele são encontrados suportes para fixação em postes, ganchos e olhais de suspensão, tampa de inspeção, conector de aterramento, fios de passagem das buchas, placa deidentificação, radiadores, dispositivos de drenagem e amostragem do líquido isolante, visor do nível de óleo, etc.
Buchas: São dispositivos que permitem a passagem dos condutores constituintes dosenrolamentos para o meio externo (redes elétricas), são constituídas de corpo isolante (porcelana), condutor passante (cobre ou latão), terminal (bronze ou latão) e vedações (borracha e papelão).
Umtransformador geralmente é constituído por um núcleo de ferro e por um par de enrolamentos (bobinas) com diferentes número de espiras, N1 e N2. O enrolamento ligado a fonte de alimentação em corrente...
tracking img