O plano oficial cruzado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Plano Cruzado

Adriano Barbosa (adriano.barbosa@frm.org.br)
Érica Silva dos Santos
Marilene Soares Cardoso
Milena F. de Siqueira

Conclusão

Com o estudo e análise dotema proposto, chegamos a algumas conclusões:
Um dos principais motivos do fracasso do Plano Cruzado foi o congelamento de preços, devido ao desequilíbrio econômico, que fez arentabilidade dos produtos caírem para perto de zero, quando não faziam os produtores terem prejuízos, como preços menores que o custo de produção. A falta de mobilidade de preços fez osprodutos ficarem ausentes dos mercados e até produtos essenciais não eram mais encontrados para se comprar
Mesmo com todos os problemas, não houve proposta de expansão industriale as medidas para contenção de gastos públicos eram insuficientes. O congelamento da taxa de câmbio fez o país perder grandes quantias de reserva internacional e o desequilíbrio dospreços de mercado gerados pelo congelamento eram insustentáveis. Os juros reais da economia estavam negativos, algo que desestimulava a poupança e pressionava o consumo.
No PlanoCruzado foram adotadas várias medidas para controlar a inflação, que era muito alta e com graves níveis de aumento. O Plano funcionou para alavancar a expectativa popular sobre amelhora imediata do país, mesmo que precipitadamente, prometia combater o processo inflacionário e tinha como meta zero a inflação, remediando também, a imagem do governo.Entretanto, foi um plano mal elaborado e não foi a melhor solução adotada, pois não supria as necessidades econômicas e sociais para o momento em que vivia o país. O plano apenas conseguiuuma cessação momentânea dos problemas econômicos, visto que os índices de preços continuavam tomando rumos incontroláveis, prevalecendo um ambiente de total insatisfação nacional.
tracking img